Decoração de Natal na Praça Dante Alighieri, em Caxias, terá árvore no centro do chafariz e cascata de luz - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Inspiração internacional13/10/2018 | 13h54Atualizada em 13/10/2018 | 13h54

Decoração de Natal na Praça Dante Alighieri, em Caxias, terá árvore no centro do chafariz e cascata de luz

Prefeitura licita empresa que fará montagem das estruturas

Decoração de Natal na Praça Dante Alighieri, em Caxias, terá árvore no centro do chafariz e cascata de luz Porthus Junior/Agencia RBS
No ano passado, foram instalados apenas um pinheiro e um presépio reaproveitados de 2016 Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

A decoração de Natal na Praça Dante Alighieri, no coração de Caxias do Sul, vai ter neste ano uma árvore no centro do chafariz, pórticos em forma de pacote de presente e cascata de luz descendo das árvores. Estes são alguns dos itens do projeto da Secretaria da Cultura que está em fase de licitação para escolher a empresa que montará a estrutura. 

Elaborada pela arquiteta Karina Dick, a decoração se inspira em elementos já usados em outras partes do mundo, como a Praça Dom Pedro IV, em Lisboa. A árvore de Natal terá forma de cone e será confeccionada com almofadas em forma de círculos, estrelas e bengalas de doces, produzidas pelo Banco do Vestuário. O tecido será reciclado após a desmontagem da estrutura. A iluminação piscante será instalada entre as almofadas.

Outros elementos que prometem chamar a atenção são dois pórticos em forma de pacote de presente de cinco por cinco metros. Somadas, as estruturas serão iluminadas em branco e vermelho por meio de 780 microlâmpadas. Já as cascatas de luz, que sairão das copas das árvores, serão produzidas por meio de 20 cortinas que totalizam 1,2 mil microlâmpadas.

A decoração será complementada por 100 esferas de arame revestidas, com tamanhos de 50 e 40 centímetros. As maiores serão iluminadas. Além disso, 16 cones de arame e ferro serão espalhados no entorno da praça. As árvores também vão receber 30 pontos de iluminação.

Conforme o edital, a temática da decoração é o "presentear" e pretende resgatar a sensação de carinho, acolhimento, encontro e bons sentimentos. A programação de Natal ocorre entre 1º de dezembro deste ano e 6 de janeiro de 2019. Todos os elementos da praça precisam estar montados até o dia 30 de novembro.

O valor da decoração depende das propostas apresentadas pelas empresas interessadas na licitação. O projeto, no entanto, prevê uma praça muito mais enfeitada em relação ao ano passado, quando foram instalados apenas um pinheiro e um presépio reaproveitados de 2016 devido à falta de orçamento.

Leia também
O que faz com que crianças e adolescentes fiquem anos em acolhimento
Os lados positivos e negativos da possível gestão compartilhada do Postão em Caxias
"Era um guri do bem", diz irmão de adolescente que morreu atropelado na BR-116, em Caxias

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros