Após movimento intenso de pacientes, procura é normal na UPA Zona Norte neste sábado - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Saúde20/10/2018 | 10h56Atualizada em 20/10/2018 | 11h04

Após movimento intenso de pacientes, procura é normal na UPA Zona Norte neste sábado

Veja onde buscar atendimento com o fechamento provisório do Postão

Após movimento intenso de pacientes, procura é normal na UPA Zona Norte neste sábado Marcelo Passarela / Agência RBS/Agência RBS
Foto: Marcelo Passarela / Agência RBS / Agência RBS
Pioneiro
Pioneiro

A noite da sexta-feira e a madrugada do sábado foram de bastante procura por atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte em Caxias do Sul. Com o fechamento do Postão 24h para obras, durante esta semana, o local acaba servindo como principal referência do SUS para consultas à noite, quando as unidades básicas de saúde (UBS) estão fechadas. Fotos compartilhadas pelo Conselho Municipal de Saúde ao Pioneiro mostram que a sala de espera estava cheia por volta das 22h, além da formação de filas do lado externo do prédio. No entanto, questionada sobre o número de consultas prestadas, a UPA diz que só irá se manifestar na segunda-feira. 

— Os relatos que temos é de movimento absurdo, de que há horários que os profissionais não estão dando conta — afirma a presidente do conselho, Fernanda Borckhardt.

 Leia mais
Movimentação em UBSs das regiões norte e sul de Caxias é tranquila
UBSs da Zona Leste de Caxias têm movimento moderado na manhã desta quarta-feira
Movimento é moderado nas UBSs da Zona Oeste de Caxias após fechamento do Postão
Movimento no Postão, em Caxias, é tranquilo antes do fechamento para reformas  

Na manhã deste sábado, não havia filas ou muita demanda na UPA. O tempo médio de espera para uma consulta era de 20 a 30 minutos. O movimento foi normal no pronto-atendimento do Hospital Pompéia na noite da sexta, segundo a diretora administrativa Daniele Meneguzzi. No entanto, na tarde da sexta, a instituição emitiu uma nota pedindo prudência na hora de buscar atendimento. Segundo a nota, a orientação é que o paciente procure o pronto-socorro do Pompéia nas situações de alta complexidade e emergência. São os casos de risco iminente de morte, acidentes graves, ferimento por arma de fogo, trauma de crâneo, choque elétrico. Também são casos de pronto-socorro as situações em que as pessoas sofrem uma parada cardiorrespiratória, dor abdominal intensa, dor torácica, suspeita de derrames (AVC), fraturas expostas, crises convulsivas, perda de consciência, intoxicação, entre outras complicações. Segundo Daniele, desde que o Postão fechou as portas para reforma, a procura no Pompéia aumentou em cerca de 20%.

_ O Pompéia é um hospital regional e que fica de portas abertas para 49 municípios. É preciso ainda maior prudência nos fins de semana, quando aumenta o volume de ocorrências de acidente, brigas, atendimentos que se enquadram em emergência_ pondera.

Confira onde buscar atendimento:

:: Casos de menor gravidade devem se dirigir às 47 unidades básicas de saúde (UBSs) em funcionamento no município. A prefeitura se comprometeu em fortalecer as equipes com os profissionais que atuavam no PA 24H. Conforme a Secretaria de Saúde, o processo de realocação dos servidores iniciou nesta segunda-feira e segue até o dia 22. Conforme as transferências vão sendo definidas, os servidores já devem iniciar o trabalho na rede básica, gradativamente. Ainda neste mês, todos já devem estar atuando nas UBSs.

:: Para consultas e atendimento odontológico a referência são as UBSs, das 7h30min às 16h30min ou até as 21h nas cinco UBSs referência _ Esplanada, Reolon, Desvio Rizzo, Diamantino e Vila Ipê.

:: Para curativos as pessoas devem procurar as UBSs, de segunda a sexta-feira, e a UPA aos sábados e domingos.

:: Casos de urgência e de emergência devem procurar a UPA Zona Norte ou acionar o Samu pelo 192. O município também assumiu o compromisso de aumentar a capacidade de atendimento da UPA, por meio de um aditivo no contrato que mantém com o IGH, que administra o serviço. Os pronto-socorros do Hospital Pompéia e do Hospital Geral também atenderão os casos mais graves.

:: Pessoas que sofrerem acidentes com material biológico devem se encaminhar para a UPA. 

:: Os demais serviços da saúde que funcionam no prédio do Postão continuam operando, como a Central de Exames, o setor do Cartão SUS, o Departamento de Avaliação, Controle, Regulação e Auditoria (Dacra) e as vigilâncias Epidemiológica e Sanitária.

 Leia também
Após reforma, Postão 24h de Caxias abrirá com nova equipe e UBSs manterão mais médicos
Hospitais ainda não sabem como darão retaguarda ao público com o fechamento do Postão
Transferência de médicos e funcionários do Postão será definida em conversas individuais de cinco minutos
Servidores do Postão de Caxias afirmam que população está em risco com o fechamento da unidade   

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros