Hospital Geral de Caxias do Sul começa a retomar cirurgias eletivas - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Após superlotação27/09/2018 | 14h45Atualizada em 27/09/2018 | 14h52

Hospital Geral de Caxias do Sul começa a retomar cirurgias eletivas

Previsão é normalizar o atendimentos na próxima semana

Hospital Geral de Caxias do Sul começa a retomar cirurgias eletivas Roni Rigon/Agencia RBS
Liberação de vagas na enfermaria possibilitou retomada gradual das cirurgias eletivas Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

 O Hospital Geral (HG) de Caxias do Sul retomou as cirurgias eletivas na segunda-feira (24), mas ainda de forma restrita. Conforme o diretor técnico do HG, Alexandre Avino, foi liberado um procedimento por equipe de cada especialidade. As cirurgias não urgentes foram suspensas no início do mês porque os 170 leitos de internação que recebem os pacientes no pós-operatório estavam lotados. 

Avino projeta que a situação seja regularizada na próxima semana. O médico explica que a UTI adulto e o pronto socorro seguem lotados, mas foram liberadas vagas na enfermaria. Com o fim do inverno, período com mais internações de pacientes por causa de doenças respiratórias, a projeção do diretor técnico é que o atendimento no hospital permaneça normalizado. Mas ele ressalta que a restrição pode voltar, caso os leitos de pós operatório se aproximem novamente da lotação.

Leia mais
Superlotação faz HG suspender cirurgias eletivas em Caxias do Sul

Em agosto, quando o funcionamento do centro cirúrgico foi normal,  foram realizados cerca de 600 procedimentos, a maioria de casos não urgentes. Entre as especialidades atendidas, estão cirurgias do aparelho digestivo, torácicas, cardíacas, vasculares, oncológicas, plásticas, de mama, neurológicas, urológicas e coloproctológicas. 

As equipes do Hospital Geral estão entrando em contato com os pacientes na lista de espera para marcar as cirurgias. A instituição não tem um levantamento de quantos procedimentos eletivos deixaram de ser feitos durante o período de suspensão do serviço. 

Leia também
Moradores relatam problemas de acesso após implantação da terceira faixa na BR-116, em Caxias
Reforma do Postão de Caxias do Sul vai custar quase R$ 640 mil

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros