Frei Jaime: os constantes recomeços - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Opinião24/09/2018 | 07h21

Frei Jaime: os constantes recomeços

Amadurecemos com o passar das dores e das topadas emocionais. Nos tornamos quem poderíamos ou quem escolhemos nos tornar, diante de cada recomeço

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Há um longo espaço entre o anoitecer e o amanhecer. Porém, nada impede a chega da luz. Até as nuvens mais densas são incapazes de conter a força da claridade. O universo é marcado pelas estações, términos e recomeços estão em todos os lugares e em todos os seres.

De nada adianta contestar a passagem do tempo, nem as marcas que o mesmo faz questão de deixar. Enquanto o tempo passa, a maturidade se movimenta e se apresenta. Ninguém amadurece por acaso. Há um longo caminho para acalmar os ânimos, aperfeiçoar os pontos de vista e orientar os pensamentos.

Leia mais
Frei Jaime: incêndios do coração 
Frei Jaime: a busca pelo silêncio 

A vida anseia por serenidade, que só é alcançada com o passar dos tempos. Os desencontros emocionais provocam dores e necessitam de curativos. Quanto aprendizado quando a vida é marcada pela clareza das buscas e pelo delineamento dos sonhos. Porém, impossível viver plenamente sem aprender a lidar com a necessidade de recomeços.

É bem verdade que ninguém consegue fugir de alguns encontros existenciais. Cedo ou tarde a vida se depara com insistentes perguntas e persistentes dúvidas.

A maturidade é a resposta, é como aquela chave que abre as portas para permitir a chegada de novos sentimentos. As dores chegam para todos. Porém, nenhuma dor termina em si mesma. O sofrimento tem a habilidade de mostrar o significado de cada fato.

O segredo consiste em ser capaz de recomeçar. Por mais difícil que possa ser, é necessário ter disposição para trilhar outros caminhos, conviver com outros cenários, abandonar as contínuas lamentações. Cada um pode escolher a pessoa que quer ser. 

É claro que sempre é mais fácil saber o que é preciso ter, para dar conta das exigências diárias. Porém, a vida só se sustenta quando cada qual tem certeza da pessoa que deseja ser. Viver é um empreendimento simplesmente empolgante.

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço! 

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros