Estação que começa neste sábado será de chuva acima da média  - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Primavera21/09/2018 | 14h11Atualizada em 21/09/2018 | 14h11

Estação que começa neste sábado será de chuva acima da média 

Há risco acentuado para transtornos no Rio Grande do Sul 

Estação que começa neste sábado será de chuva acima da média  Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

A estação que se inicia amanhã seguirá o mesmo panorama dos últimos meses, ou seja, a primavera deve ser chuvosa em toda a Região Sul. O acumulado no Estado deve ser acima da média, em comparação com os anos anteriores. Esse fenômeno ocorre pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico, caracterizando um padrão do fenômeno El Niño.

— Em todo o sul do país será uma época de muita instabilidade. A primavera será, novamente, muito chuvosa e não muda para o verão. Isso porque com o aquecimento do oceano, a formação de temporais é mais frequente — projeta a meteorologista Juliana Resende, da Somar Meteorologia.  

Risco de alagamentos

Além disso, os elevados volumes durante os três meses da estação trazem risco acentuado para transtornos no Rio Grande do Sul, segundo a meteorologista. Há potencial para transbordamento de rios, deslizamento de encostas, granizo e alargamentos.  A chuva ocorrerá de maneira frequente em todo o território gaúcho. Com isso, as temperaturas não devem ultrapassar os 20°C, um pouco abaixo da máxima típica da estação  (em torno de 23°C). 

Leia também:
Ataque a agência bancária em Nova Pádua é o segundo em pouco mais de 30 dias
O que o futuro governador do RS fará pela segurança na Serra
 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros