Desfiles marcam a comemoração da Independência do Brasil nas cidades da Serra - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Patriotismo06/09/2018 | 19h00Atualizada em 06/09/2018 | 19h00

Desfiles marcam a comemoração da Independência do Brasil nas cidades da Serra

Em Caxias do Sul, atividade será às 9h, na Rua Sinimbu

Desfiles marcam a comemoração da Independência do Brasil nas cidades da Serra Camila Freitas / Agência RBS/Agência RBS
Foto: Camila Freitas / Agência RBS / Agência RBS
Pioneiro
Pioneiro

A comemoração da Independência do Brasil movimenta as cidades da Serra nesta sexta-feira. Em Caxias, 46 entidades são esperadas no Desfile Cívico que ocorre na Rua Sinimbu, a partir das 9h. Em Bento Gonçalves, a atividade ocorre no mesmo horário, na Rua Marechal Deodoro, Via Del Vino. Já em Flores da Cunha, a caminhada está prevista para ocorrer no período da tarde (veja mais abaixo). 

Nesta edição, o desfile caxiense tem o tema Projeto Rondon: Lição de Vida e de Cidadania. Um dos destaques é a banda marcial do Instituto de Educação Cristóvão de Mendoza, que trará integrantes das primeiras formações do grupo, juntamente com os alunos que formam a atual composição. Além desta, outras 17 bandas marciais passarão pela Sinimbu ao longo da manhã.

Leia mais
Instituto Cristóvão de Mendoza unirá gerações no desfile de 7 de Setembro em Caxias

Motoristas e usuários do transporte coletivo devem ter atenção, pois haverá mudanças no trânsito: a partir das 7h, o trecho da rua Sinimbu, entre as ruas Garibaldi e Vereador Mario Pezzi, será totalmente bloqueado. Haverá também interrupção parcial do trânsito na rua Os Dezoito do Forte, entre as ruas Vereador Mario Pezzi e Andrade Neves. O trânsito deve ser liberado completamente às 13h. 

As linhas do transporte público que passam pela Sinimbu serão desviadas pela rua Marechal Floriano, acessando a Bento Gonçalves, Vereador Mario Pezzi e retornando o itinerário normal pela Sinimbu. Os condutores são orientados para que também utilizem a Rua Bento Gonçalves durante a interrupção da via.

NA REGIÃO

BENTO GONÇALVES: 

A Via Del Vino, em Bento Gonçalves, recebe a partir das 9h as 23 entidades que participarão do Desfile Cívico. Após a caminhada, haverá a troca da Chama da Pátria pela Chama Crioula, que marca o início aos Festejos Farroupilhas no município. O hasteamento e arriamento da bandeira, ocorrerão às 8h30min e às 16h30min, respectivamente, em frente à prefeitura.

CAXIAS DO SUL: 

O desfile da Independência ocorre às 9h, na Rua Sinimbu com a participação de 46 entidades e escolas. O encerramento da Semana da Pátria está previsto para 17h na Praça Dante Alighieri, com o arriamento das bandeiras. Em caso de chuva, a caminhada será realizada no domingo.

FARROUPILHA: 

Dez pelotões, formados por 53 entidades, compõem o desfile que ocorrerá em Farroupilha nesta sexta. Às 9h30min, ocorre a chegada do Fogo Simbólico da Semana da Pátria, e 15 minutos depois, inicia-se a caminhada pela Rua Coronel Pena de Moraes. Motoristas devem ter atenção, pois a Brigada Militar fará o fechamento da Rua Coronel Pena de Moraes, no trecho entre as ruas Luiz Busetti e Barão do Rio Branco. 

FLORES DA CUNHA: 

Em Flores da Cunha, o desfile de 7 de Setembro está previsto para começar às 14h pela Rua Borges de Medeiros. Quem abre a atividade é o 3º Grupo de Artilharia Antiaérea de Caxias do Sul. A caminhada é finalizada pelo grupo de cavalarianos. Ao todo, são 35 entidades envolvidas. Durante a tarde também ocorre a coleta de óleo de cozinha na Praça da Bandeira. A campanha é realizada pelo Rotary Club. O valor arrecadado com a venda do material é doado para Apae do município.

GARIBALDI: 

O desfile de Garibaldi ocorrerá na Avenida Rio Branco, em direção à Rua Buarque de Macedo, a partir das 8h15min de sexta-feira. Ao todo, são 37 grupos envolvidos na caminhada em homenagem ao Dia da Independência do Brasil. 

SÃO MARCOS: 

O desfile estava marcado para o dia 1 º de setembro. Mas, diante do mau tempo, a atividade foi cancelada e não será mais realizada. 

VACARIA: 

A partir das 9h, ocorre o hasteamento das bandeiras, em frente à prefeitura. O Desfile Cívico está marcado para as 13h30min, na Rua Ramiro Barcelos, com a participação de 30 entidades. 


 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros