Caxias do Sul está acima da média estadual no Ideb, mas abaixo da meta - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Educação03/09/2018 | 14h16Atualizada em 03/09/2018 | 15h53

Caxias do Sul está acima da média estadual no Ideb, mas abaixo da meta

Dados de 2017 foram divulgados na manhã desta segunda-feira

Caxias do Sul está acima da média estadual no Ideb, mas abaixo da meta Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Quando o assunto é ensino na rede pública (municipal, estadual e federal), Caxias do Sul está melhor avaliada do que a média do Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os dados da pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) relativos a 2017 foram divulgados na manhã desta segunda-feira pelo Ministério da Educação.

O estudo foi criado para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para melhorá-la. Em Caxias, os dados apontam que a cidade permaneceu no mesmo patamar nos últimos dois anos – com leve acréscimo de 0,1 e 0,2 em relação a 2015 – e não atingiu as metas propostas. No comparativo com o Estado, o município ficou acima da média no Ensino Fundamental, com nota 6 nas séries iniciais e 4,8 nas finais. A média no Rio Grande do Sul foi de 5,6 e 4,4, respectivamente. No Ensino Médio, a cidade teve nota igual a média do Estado, de 3,4 na rede estadual.

De acordo com os dados é possível perceber que as avaliações pioram a medida que se avança nos anos escolares, seguindo tendência estadual e nacional.

O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. A cada dois anos, em uma escala que vai de 0 a 10, calcula o desempenho das escolas públicas e privadas do país no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, a partir questões aplicadas aos alunos em provas de língua portuguesa e matemática e da taxa de aprovação. A meta para o Brasil é alcançar a média 6 até 2021. As escolas da rede privada participam por adesão, e não é calculado o Ideb delas, apenas a média de toda a rede.

Os resultados do Ideb 2017 para escola, município, unidade da federação, região e país são calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017 e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2017. Somente têm suas notas divulgadas as escolas com pelo menos 10 alunos matriculados nas etapas avaliadas  - 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio - e em que o número de alunos participantes do Saeb 2017 tenha alcançado 80% dos alunos matriculados. 


  *As metas foram instituídas em 2005, portanto não há projeção para esse ano.
Fonte: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017 

Leia também:
Instituto Cristóvão de Mendoza unirá gerações no desfile de 7 de Setembro em Caxias
Cerca de 600 caxienses embarcam por ano para estudar ou trabalhar em outro país

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros