Campanha em Caxias alerta sobre os perigos de usar o celular no trânsito - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Atenção, motoristas!13/09/2018 | 15h21Atualizada em 13/09/2018 | 15h42

Campanha em Caxias alerta sobre os perigos de usar o celular no trânsito

Estão previstas ações educativas com condutores e pedestres nas ruas e em escolas da cidade

Campanha em Caxias alerta sobre os perigos de usar o celular no trânsito Diego Vara/Agencia RBS
Foto: Diego Vara / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

A Escola Pública de Trânsito, ligada à Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias do Sul, lança na próxima terça-feira, dia 18, a campanha Celular e Trânsito: Uma Ligação Perigosa. A ideia é alertar motoristas e também pedestres de que o uso do telefone não é compatível com o ato de dirigir ou atravessar a rua com segurança. 

Ao longo dos próximos meses, estão previstas ações educativas com condutores e pedestres nas ruas e em escolas da cidade, além de reforço na sinalização de trânsito voltada ao tema. Nesta quinta-feira, por exemplo, uma placa já foi instalada na Rua Sinimbu, nas proximidades da agência dos Correios. 

No lançamento, programado para as 11h de terça, na Sinimbu, em frente à Praça Dante Alighieri, haverá distribuição de materiais e blitze educativas a condutores e pedestres. 

De acordo com o gerente de Educação para o Trânsito da secretaria, Joelson Queiroz, a campanha mostrará que a atenção dos condutores e pedestres deve estar totalmente direcionada para o trânsito, não permitindo espaço para as distrações que o celular provoca: 

— A proposta é alertar que o celular é um perigo para quem dirige, onde existem regras proibindo a prática, mas também para o pedestre. Ambos se desconcentram justamente no trânsito, que é uma área onde a atenção das pessoas deveria ser totalmente focada.

Durante o contato com a comunidade, os agentes esclarecerão dúvidas e reforçarão que a legislação de trânsito proíbe o uso do celular enquanto o veículo está parado aguardando o semáforo ou em pedágios, por exemplo, além de outras situações do dia a dia.

De acordo com estudos da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o uso do celular ao volante já é a terceira maior causa de mortes no trânsito no país — atrás apenas do excesso de velocidade e do consumo de álcool pelos motoristas.

Leia também
Prefeitura de Caxias comunica que vai deixar gestão do Centro de Saúde do Trabalhador
Saiba como serão os festejos da Semana Farroupilha em Caxias do Sul e região
Obras na ERS-122 provocam congestionamento entre Caxias e Farroupilha

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros