Vinte cidades da Serra concentram um terço da mortes por gripe no Estado - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Influenza07/08/2018 | 17h37Atualizada em 07/08/2018 | 17h44

Vinte cidades da Serra concentram um terço da mortes por gripe no Estado

Proporcionalmente, municípios registram mais casos do que a Região Metropolitana

Vinte cidades da Serra concentram um terço da mortes por gripe no Estado Rafaela Martins/Agencia RBS
Foto: Rafaela Martins / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Vinte cidades da Serra concentram um terço das mortes por gripe no Estado, segundo boletim da Centro Estadual de Vigilância em Saúde. São 17 óbitos de um total de 95 pacientes com diagnóstico positivo na região, de acordo com dados coletados até o último sábado (4). 

Na lista, Caxias do Sul é a cidade com mais casos na região: desde junho, sete pessoas morreram em decorrência das complicações das variações do vírus da gripe, entre eles, H1N1 (gripe A) e H3 sazonal (influenza A) . Em todo o Estado, foram registradas 54 mortes de um total de 431 diagnósticos positivos da doença.

Os dados da Serra chamam a atenção, pois os 20 municípios da lista têm cerca de 973 mil habitantes e apenas 16 casos a menos de casos de gripe A em relação a Porto Alegre. Ou seja, proporcionalmente a gripe prejudicou mais pessoas na região do que na Capital, que tem 1,48 milhão de moradores e sete mortes de 111 pacientes contaminados. 

Para a titular da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde (5ª CRS), Solange Sonda, ainda não é possível estabelecer por que a Serra tem mais casos do que a Capital, por exemplo.

— Tem que analisar bem os dados para ter uma posição sobre isso. Quem foram as pessoas que morreram? Haviam sido vacinadas? Eram pacientes do grupo de risco? — questiona Solange.

Por outro lado, ela reconhece que a baixa adesão à campanha de vacinação em algumas cidades pode ter contribuído para uma maior incidência _ a meta em Caxias do Sul ficou 15% abaixo do previsto. Não há mais vacinas disponíveis na cidade.

— A partir do momento que alguém deixa de se vacinar, é uma pessoa com maior risco de contrair a gripe — pondera a titular da 5ª CRS.

O pico da gripe, segundo o boletim, começou em maio e teve crescimento em julho, o que explica a alta procura nos postos de saúde e hospitais nas últimas semanas. A maioria dos pacientes com diagnóstico positivo apresentavam pelo menos um fator de risco, que é ter menos de cinco anos (26% dos pacientes). Em relação às mortes, 44,4% das vítimas tinham mais de 60 anos e outras 29,6% apresentavam doenças cardíacas. 

Leia mais
Mortes por gripe A seguem crescendo em Caxias
Vírus H1N1 da gripe voltou com força neste ano

COMPARE

:: Em todo o Estado, 54 pessoas morreram em decorrência da gripe até agora. No total, são 431 casos confirmados em 90 municípios. 

:: Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, em números absolutos, a Região Metropolitana concentra a maioria dos casos com Porto Alegre (111 diagnósticos e 7 mortes, Canoas (40 diagnósticos e 4 mortes), Alvorada (16 diagnósticos e 1 morte) e Gravataí (10 diagnósticos e uma morte), o que correspondendo a 41% dos casos. Essas quatro cidades têm um total de 2,3 milhões de habitantes.

:: As 20 cidades com casos confirmados na Serra respondem por 22% (95 casos) dos diagnósticos no Estado, sendo Caxias do Sul (50 diagnósticos e 7 mortes), São Marcos (8 diagnósticos e 2 mortes), Bento Gonçalves (8 diagnósticos e  nenhuma morte) e Farroupilha (5 diagnósticos e 2 mortes) as cidades com mais registros de gripe. As 20 cidades da lista têm um total de 973 mil habitantes.

:: Em números absolutos, Porto Alegre registra mais casos (111 diagnósticos positivos e sete mortes) no RS, seguida por Caxias do Sul (com 50 diagnósticos positivos e sete mortes). Contudo, considerando a taxa populacional, Caxias do Sul tem 10,3 casos de gripe para cada 100 mil habitantes enquanto a Capital tem 7,5 casos para cada 100 mil habitantes. Embora com menos moradores, a Serra tem uma taxa de 9,76 e a Região Metropolitana, com mais moradores, tem uma taxa de 7,69.



 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros