Termômetros marcam 0,5ºC e São José dos Ausentes registra a menor temperatura do país - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Clima10/08/2018 | 09h23Atualizada em 10/08/2018 | 11h57

Termômetros marcam 0,5ºC e São José dos Ausentes registra a menor temperatura do país

Em São Francisco de Paula, vídeo mostra queda de pequenos flocos por volta das 8h desta sexta-feira

Termômetros marcam 0,5ºC e São José dos Ausentes registra a menor temperatura do país Jéssica Padilha/Especial
Foto: Jéssica Padilha / Especial
Pioneiro
Pioneiro

O frio mais intenso e a possibilidade de queda de neve e chuva congelada na Serra gaúcha estavam previstos para a madrugada desta sexta-feira, mas foi por volta das 8h que a menor temperatura do país foi registrada na região: 0,5ºC em São José dos Ausentes. Durante a madrugada, os termômetros marcaram 1,5ºC na cidade. 

Leia mais
VÍDEO: Gramado registra neve e chuva congelada nesta sexta

Também foi por volta das 8h que a servidora Aixa Muhd registrou a queda de pequenos flocos em São Francisco de Paula (vídeo abaixo). Segundo a Somar Meteorologia, pelas imagens, não é possível definir se trata-se neve ou chuva congelada, mas as condições climáticas estavam propícias para a ocorrência dos dois fenômenos: temperaturas próximas ou abaixo de 0ºC.

— A chuva congelada precipita na forma líquida, semelhante a uma chuva mesmo. Porém, quando toca uma superfície gelada ela congela, formando uma fina camada de gelo. Já a neve, precipita em forma de flocos e chega à superfície da mesma forma — explica o meteorologista Fábio Luengo, da Somar Meteorologia.

As condições favoráveis do tempo indicam que ainda há chance de queda de alguns floquinhos até o final desta manhã. As regiões de Bom Jesus, Cambará do Sul, Jaquirana, São José dos Ausentes, São Francisco de Paula e Vacaria são as mais propícias a registrar o fenômeno, segundo a Somar Meteorologia.

O ciclone extratropical, que atuava na costa, afastou-se na direção do oceano, mas ainda favorece o tempo instável no Litoral Norte, Serra e em Porto Alegre. No final de semana, as temperaturas tendem a subir gradativamente em todo o Rio Grande do Sul, mas a sensação ainda é de frio. Na Serra, durante a madrugada, ainda há risco de geada.

Leia também
Confira a previsão do horóscopo de cada signo para esta sexta-feira
Na contramão do país, Gramado tem valorização imobiliária



 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros