Setembro terá predomínio da chuva em todo o Estado    - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Tempo 31/08/2018 | 18h43Atualizada em 31/08/2018 | 18h47

Setembro terá predomínio da chuva em todo o Estado   

Serra terá um dos maiores acumulados do mês

Setembro terá predomínio da chuva em todo o Estado    Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

O mês de setembro, que se inicia neste sábado, deve ser bastante chuvoso em todo o Rio Grande do Sul. Isso porque ainda teremos a formação de muitas áreas de instabilidade sobre o Estado, que provocam precipitações. As temperaturas continuarão em oscilação e projeta-se, pelo menos, mais um período de frio intenso na Serra.

— De forma geral, teremos um setembro com bastante instabilidade no sul do país. Na Serra, a chuva será bem distribuída durante todo o mês. Os acumulados da região serão os maiores de todo o Estado — comenta a meteorologista Juliana Resende, da Somar Meteorologia.

Na primeira quinzena de setembro, os maiores acumulados de chuva serão registrados no sul do Rio Grande do Sul e na Serra. No resto do Estado, também chove, mas com valores não tão expressivos. Já na metade final do mês, a precipitação aumenta, com exceção do extremo sul do Estado.

Com relação à temperatura, continua o mesmo fenômeno do mês anterior, agosto. Ou seja, o padrão será de oscilação, ora com frio intenso, ora com calor. Mesmo com a proximidade da primavera, que se inicia dia 23, há previsão de pelo menos mais uma queda acentuada de temperatura entre a segunda e a terceira semana do mês. O frio não será tão intenso, com marcas inferiores ao 0°C. Na Serra, a mínima ficará em torno dos 4°C.

No começo da primavera, a chuva continuará prevalecendo em todo o Rio Grande do Sul.

— Em todo o sul do país é uma época de muitas áreas de instabilidade. A primavera será novamente muito chuvosa e o panorama não muda para o verão. Isso porque com o aquecimento do oceano a formação de temporais é mais frequente — projeta Juliana. 

Leia também:
Ministério Público move ação contra prefeitura por mais dois conselhos tutelares em Caxias
Agroindústrias da Serra fazem sucesso na Expointer 


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros