Quase 60 ocorrências foram atendidas pela Guarda em escolas municipais de Caxias - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Primeiro Semestre 24/08/2018 | 16h45Atualizada em 24/08/2018 | 16h45

Quase 60 ocorrências foram atendidas pela Guarda em escolas municipais de Caxias

Dessas, 27 foram com maior gravidade e geraram registros na polícia

Quase 60 ocorrências foram atendidas pela Guarda em escolas municipais de Caxias Felipe Nyland/Agencia RBS
Corporação é responsável pelo monitoramento das instituições de ensino da prefeitura Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Desde fevereiro, quando começou o ano letivo, até o final de julho deste ano, 58 ocorrências foram registradas pela Guarda Municipal de Caxias do Sul em escolas da rede municipal. A Guarda é responsável pelo monitoramento das instituições de ensino da rede. Desse total, 27 foram de maior gravidade e, por isso, foi registrado boletim de ocorrência. Nos demais, o fato foi considerado de menor potencial ofensivo e houve acordo para que o conflito pudesse ser mediado com práticas restaurativas.

O número de ocorrências no primeiro semestre de 2018, sejam elas mais ou menos graves, é maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, que teve 48 casos. Porém, em 2018, foram 31 casos de menor gravidade contra 19 no primeiro semestre de 2017.

A quantidade de rondas externas, em que a viatura circula pelo entorno da escola, diminuiu. Foram 639 contra 372 no primeiro semestre de 2018. O que aumentou foram as chamadas intervenções in loco, visitas que guardas fazem às escolas como uma medida preventiva. De acordo com o gerente do Centro de Ações Preventivas da Guarda Municipal de Caxias, Ronaldo Dinnebier de Godoy, trata-se de uma estratégia da corporação que tem por objetivo aumentar a proximidade com as equipes diretivas.

Conforme Godoy, os casos mais atendidos nas escolas são de desacato a professores e ameaças entre estudantes.

Na segunda-feira , um desentendimento entre pais de alunos terminou em uma briga generalizada em frente a uma escola municipal da Zona Norte da cidade. A diretora tentou apartar a confusão e acabou sofrendo escoriações. O caso foi atendido pela Guarda Municipal, que já estava na escola para desenvolver uma ação preventiva. 

Leia também:
Batalhão de Bombeiros de Caxias do Sul tem novo comandante
Buracos em rodovia no interior de Nova Petrópolis geram reclamação de moradores

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros