Prefeituras farão consórcio para o roteiro Caminhos de Caravaggio - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Serra Gaúcha24/08/2018 | 15h44Atualizada em 24/08/2018 | 15h44

Prefeituras farão consórcio para o roteiro Caminhos de Caravaggio

Trajeto passa por Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Caxias do Sul e Farroupilha

Prefeituras farão consórcio para o roteiro Caminhos de Caravaggio Flavia Noal/Gaúcha Serra
Turistas poderão partir do Santuário de Caravaggio em Farroupilha ou chegar até a igreja em roteiro de 200 quilômetros Foto: Flavia Noal / Gaúcha Serra

Está prevista para novembro a assinatura do consórcio entre os cinco municípios por onde vai passar o roteiro turístico Caminhos de Caravaggio, na Serra. O trajeto de 200 quilômetros está definido e passará por Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Caxias do Sul e  Farroupilha. Os turistas também poderão fazer o caminho no sentido inverso, do santuário em Farroupilha até o de Canela.

As administrações municipais estão em fase de apresentação do projeto para autoridades e religiosos. Uma comitiva será formada para ir ao Ministério do Turismo nos próximos meses. Um dos objetivos da composição do consórcio é captar recursos federais para aplicar no roteiro. Ainda não existe uma valor definido, mas a estimativa é buscar cerca de R$ 1 milhão em recursos da União. 

Conforme o secretário do Turismo de Farroupilha, Francis Casali, uma primeira etapa da instalação do roteiro exigiria apenas a colocação de placas de sinalização. O Caminhos de Caravaggio passa por trechos urbanos e interior dos cinco municípios, possibilitando contato com a natureza, com igrejas já reconhecidas como pontos turísticos importantes na região — como a Catedral de Pedra de Canela e o Santuário de Caravaggio de Farroupilha — e também com pequenos templos religiosos ao longo do caminho. 

O turista encontrará mudanças constantes nas paisagens ao longo do trajeto, que também tem níveis diferentes de dificuldade na caminhada. A arquitetura é variada por causa da colonização alemã na Região das Hortênsias e da colonização italiana na Região Uva e Vinho. O predomínio é de construções ligadas à crença católica, mas também há edificações de comunidades luteranas. A criação do roteiro foi inspirada em Santiago de Compostela.

Leia também:
Buracos em rodovia no interior de Nova Petrópolis geram reclamação de moradores
Policiais levam presentes e mascote para crianças internadas no HG de Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros