Postão de Caxias funciona com dois pediatras para atendimento neste fim de semana - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Normalizado04/08/2018 | 14h00Atualizada em 04/08/2018 | 14h00

Postão de Caxias funciona com dois pediatras para atendimento neste fim de semana

UPA Zona Norte também ganhou novos médicos e passa a contar com mais um profissional por turno

Postão de Caxias funciona com dois pediatras para atendimento neste fim de semana Marcelo Casagrande/Agencia RBS
UPA também contará com especialistas de plantão para casos graves Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS
Pioneiro

Após uma sequência de fins de semana em que o Postão 24h funcionou sem serviço de pediatria, o atendimento será normal neste sábado e domingo. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, serão dois pediatras que consultarão em todos os turnos. O problema persistia desde o final de abril. Neste período, a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas, a UPA Zona Norte, funcionou como referência.

Desde a última quarta-feira, a UPA 24h ganhou reforço médico. O serviço conta agora com o adicional de um médico pediatra e um clínico geral em cada turno. Outras especialidades foram incluídas no atendimento: a UPA passa a contar também com um pneumologista e um pneumopediatra. Não foi divulgado o número total de novos contratos, já que a quantidade de horas prestada por cada profissional varia. No entanto, sabe-se que a medida deve vigorar por, pelo menos, os próximos 90 dias.

A medida visa atender a uma demanda crescente e comum em períodos de inverno, onde há um aumento expressivo de procura nos pronto-atendimentos. A estimativa é que, só na UPA, a procura aumentou 40%, especialmente na pediatria. Desde maio, a UPA passou a ser referência para consultas pediátricas aos fins de semana, quando o Postão 24h não contava com médicos desta especialidade.

O secretário municipal da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Júnior, esclarece que o número de clínicos em atendimento às consultas aumentou de três para quatro, em tempo integral. Já os pediatras passaram de dois para três. O pneumologista e o pneumopediatra que foram contratados serão consultados nos casos mais complexos, quando os médicos clínicos e pediatras perceberem esta necessidade e solicitarem a avaliação especializada. Eles não permanecerão o dia inteiro na UPA, mas ficarão disponíveis em horários de maior movimento. 

– Este modelo (de gestão compartilhada) nos permite complementar o contrato de prestação de serviço de forma ágil, no momento e pelo período necessário, para atender rapidamente às necessidades da população – avalia o secretário. 

O investimento da contratação temporária é de R$ 614.603,53.

Leia também
14% das gestantes de Caxias não realizam todas as consultas necessárias no pré-natal
Concurso da prefeitura de Farroupilha têm mais de 6,5 mil candidatos confirmados
Após seis mortes em Caxias do Sul, reforço policial mira nos bairros Planalto e 1º de Maio
A hora de (quase) tudo se decidir

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros