Sede do antigo DNER, em Caxias, recebe tapumes para evitar ação do tempo - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 

Patrimônio histórico25/07/2018 | 14h42Atualizada em 25/07/2018 | 14h42

Sede do antigo DNER, em Caxias, recebe tapumes para evitar ação do tempo

Imóvel construído na década de 1950 fica junto à EPI Imigrante

Sede do antigo DNER, em Caxias, recebe tapumes para evitar ação do tempo André Fiedler/Agência RBS
Casarão foi movido para os fundos do terreno original para construção da EPI Imigrante Foto: André Fiedler / Agência RBS

Enquanto não começam as obras de restauração, o casarão que foi sede do antigo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) em Caxias do Sul recebeu tapumes para evitar deterioração pela ação do tempo. O imóvel, de 350 metros quadrados e dois pisos, fica junto à EPI Imigrante e foi construído na década de 1950.

De acordo com o secretário do Planejamento, Fernando Mondadori, já existe um projeto básico para o restauração, mas o município ainda não conseguiu viabilizar recursos junto ao governo federal. A última vez que a prefeitura solicitou auxílio da União foi no ano passado, quando encaminhou pedido de cerca de R$ 400 mil.

— Temos o compromisso do restauro. De forma preventiva, estamos colocando compensados nas janelas, tapumes e também avaliamos jogar uma lona por cima — detalha Mondadori.

O casarão construído em madeira ficava às margens da BR-116, no terreno onde hoje opera a EPI Imigrante, e foi desativado em 1980. Como a área é da União, o contrato de cedência para construção da estação previa a preservação do imóvel. 

A prefeitura cogitou levar o casarão para Ana Rech, onde os moradores pretendiam criar um monumento aos motoristas. A opção, no entanto, foi manter a casa aos fundos do terreno original para a criação de um museu da história rodoviária de Caxias do Sul. Segundo Mondadori, no entanto, embora haja o projeto de restauro, o uso que será dado ao casarão ainda não está definido.

O DNER hoje está extinto e foi substituído pelo Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (DNIT).

Leia também
Disputa eleitoral reaproxima PSDB e prefeito Daniel Guerra
Após ter plantão pediátrico rejeitado por Conselho de Saúde, prefeitura quer reforçar atendimento na UPA da Zona Norte
PMs da reserva vão substituir colegas da ativa na guarda externa de presídios na região

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros