Secretário da Saúde projeta normalização de atendimento pediátrico no Postão de Caxias até agosto - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Nomeação09/07/2018 | 15h07

Secretário da Saúde projeta normalização de atendimento pediátrico no Postão de Caxias até agosto

Seis especialistas na saúde de crianças foram chamados em concurso público

Secretário da Saúde projeta normalização de atendimento pediátrico no Postão de Caxias até agosto Porthus Junior/Agencia RBS
Neste final de semana, postão voltou a ficar sem pediatra por 12 horas Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

O Postão 24 Horas de Caxias do Sul voltou a ficar sem pediatras por 12 horas neste final de semana. Entre 20h de sábado e 8h de domingo, a referência para atendimentos de crianças foi a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte. Segundo o secretário da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Júnior, a solução para a falta de profissionais no pronto atendimento do Centro passa pela contratação de seis pediatras nomeados na semana passada. Conforme o secretário, a previsão é de que o processo de contratação leve cerca de 40 dias. Isso significa normalização no atendimento até o final de agosto.

Leia mais:
Primeira sessão do novo Conselho da Saúde de Caxias não tratará de terceirização do Postão
Postão de Caxias não terá pediatras durante a noite deste sábado

Se todos aceitarem integrar o serviço público, serão distribuídos para atendimento tanto no Postão quanto em Unidades Básicas de Saúde. Caso profissionais desistam das vagas, Freitas Júnior diz que a prefeitura fará contratos emergenciais. Ainda assim, o secretário explica que existe uma preocupação por causa do baixo número de pediatras disponíveis no mercado de trabalho.

— A especialidade da pediatria é uma especialidade para a qual a oferta de profissionais no mercado está muito pequena. É uma especialidade que afeta não só a questão da saúde pública, mas também a saúde privada enfrenta uma demanda e não tem a disponibilidade do profissional nesta especialidade.

Desde o início de maio, a falta de pediatras aos finais de semana no Postão tem sido recorrente. 

Nomeação de servidores

Além dos pediatras nomeados na semana passada, a prefeitura também chamou para o serviço público outros 30 profissionais da área da saúde aprovados em concursos públicos. São ginecologistas, clínicos gerais, enfermeiros, técnicos em enfermagem, dentistas e fonoaudiólogo. Para outras áreas, foram nomeados ainda motorista, agentes administrativos e procurador. 

Leia também:
Número de roubos de veículos teve redução de 27% na Serra no primeiro semestre
Visita guiada em complexo da Maesa apresenta condições de prédios a representantes de entidades de Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros