Com apenas um clínico, Postão 24H de Caxias chega a ter demora de até cinco horas para atendimento - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Saúde14/07/2018 | 15h03Atualizada em 14/07/2018 | 16h34

Com apenas um clínico, Postão 24H de Caxias chega a ter demora de até cinco horas para atendimento

A situação foi verificada na manhã deste sábado. Mas a tendência é melhorar com a troca do turno

Com apenas um clínico, Postão 24H de Caxias chega a ter demora de até cinco horas para atendimento Bruna Valtrick / Agência RBS/Agência RBS
Foto: Bruna Valtrick / Agência RBS / Agência RBS

Mais uma vez, a espera por atendimento médico no Pronto-Atendimento 24 Horas (Postão) de Caxias do Sul foi problema na manhã deste sábado. O motivo era a falta de médicos no turno da manhã, o que deixou o Postão com apenas um clínico geral para atender a população. A demora é uma dificuldade usual dos fins de semana, em razão de não haver o suporte das unidades básicas de saúde (UBSs)

Por volta das 14h, o Pioneiro conversou com alguns pacientes que afirmaram estar até cinco horas esperando por atendimento. Um deles era Maxsuelen Pereira Maciel, 26 anos, que chegou no Postão por volta das 10h reclamando de febre e dor de garganta. Já sem lugar para sentar, Mauro Pereira, 44, buscava descanso junto a parede da sala de espera. Ele procurava ajuda devido a uma dor na coluna.

- A gente se obriga a vir aqui. Durante a semana ainda temos os postinhos (UBSs), mas no fim de semana não. Não tem recurso, ficamos sem outra opção. E, quando chega aqui, a gente ainda toma um chá de banco - reclama.

A tendência era a situação melhorar após a chegada de uma segunda médica clínica geral no início da tarde. Ainda assim, o tempo médio de espera permanecia entre quatro e cinco horas.

Motivo do atraso foi falta de médicos

De acordo com o secretário da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Júnior, o tempo de espera dos pacientes pela manhã era de, no máximo, três horas. O motivo da demora maior no atendimento foi a falta de dois médicos na escala, que é de cinco profissionais. 

Dos três médicos disponíveis no início da manhã, um estava atendendo apenas emergências e outro estava na sala de observação, o que deixou a maioria dos pacientes com apenas um clínico disponível: 

— Teve gente que esperou mais e gente que esperou menos. O censo mostrou que a espera era de 3 horas. Nesse momento, o tempo de espera está em duas horas, e a tendência é diminuir, pois agora o quadro já está completo — afirma o secretário.

No domingo, pediatria atende parcialmente

Diferente de fins de semana anteriores, o atendimento na pediatria está regularizado neste sábado. Pais com crianças relataram que a espera por uma consulta era de, no máximo, trinta minutos. A falta de pediatras foi um problema frequente nos últimos meses. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, a dificuldade está na contratação de profissionais para cumprir os plantões. 

No domingo, porém, o atendimento será realizado parcialmente. Entre as 8h e as 20h, o Postão não terá atendimento pediátrico, sendo orientado para a população procurar pela serviço na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte. Lá, haverá reforço no quadro de pediatras durante o dia e será disponibilizado um plantonista extra das 12h às 20h.

Segundo o secretário da Saúde, o motivo da falta de pediatras foi novamente a dificuldade de preencher a escala de médicos para o plantão. 

 — Não estamos conseguindo preencher as vagas de médicos (pediatras), mesmo com os concursos. Atualmente, é difícil conseguir pediatras no mercado, é uma especialidade que tem cada vez menos procura. 

Durante esse período, casos urgentes que chegarem ao Postão serão primeiramente estabilizados e, após, transferidos em uma ambulância para a UPA Zona Norte. 

Leia também
Finalização de obra no Hospital Geral seria solução para a falta de leitos em Caxias
Homem é baleado dentro de lancheria durante tentativa de homicídio em Caxias
Câmara de Vereadores de Caxias vai doar carro à prefeitura
Veja quem os vereadores de Caxias do Sul apoiam para governador e presidente
Com temperaturas em elevação, final de semana terá mínima de 10°C 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros