Caxias já registra cinco mortes por gripe A neste ano - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Gripe A19/07/2018 | 12h51Atualizada em 19/07/2018 | 12h58

Caxias já registra cinco mortes por gripe A neste ano

Quatro dos cinco casos pertenciam a grupos de risco

Caxias já registra cinco mortes por gripe A neste ano Rafaela Martins/Agencia RBS
Foto: Rafaela Martins / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Em atualização divulgada na manhã desta quinta-feira, a Secretaria Municipal da Saúde confirmou que cinco óbitos já foram registrados em decorrência da gripe A neste ano em Caxias do Sul. As mortes aconteceram entre os dias 5 e 16 de julho. Quatro das vítimas eram mulheres. 

Entre os cinco casos, quatro deles não estavam imunizados. A outra vítima, um idoso de 77 anos, havia se vacinado, porém, era pneumopata e, portanto, apresentava maior vulnerabilidade. Somente um dos pacientes não pertencia a nenhum dos grupos de risco.

Ao todo, 54 pessoas já foram hospitalizadas em unidades de tratamento intensivo (UTIs) da cidade.  Em termos de região, a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS) informa que já são 14 óbitos confirmados entre os 49 municípios abrangidos pela entidade.

Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Caxias, Juliana Argenta Caloni, a principal preocupação continua sendo as pessoas que pertencem aos grupos de risco. Principalmente porque não há mais estoques de vacinas disponíveis ou sequer previsão de um próximo abastecimento à rede municipal.

— Nunca entendemos os motivos de as pessoas de maior risco não se vacinarem. Garantimos o abastecimento de todas as unidades básicas de saúde (UBSs) durante a campanha e mesmo assim a adesão de muitos grupos foi baixa — lamenta.

Segundo ela, no entanto, as internações em UTIs tem apresentado redução nos últimos dias, o que indica que a abertura de oferta das vacinas para toda a população contribuiu para diminuir a circulação do vírus.

— Temos ainda preocupação com as pessoas com maior vulnerabilidade que continuam internadas, mas foi importante ter havido a internação em leitos — complementa.

Sobre a morte de uma pessoa que havia tomado a vacina, ela explica que as doses nem sempre garantem a imunização completa, pois atuam de forma diferente em cada organismo. Ainda assim, garante que diminui o potencial de média de 80% a 85% dos riscos.

— É importante que a população entenda que a vacina não é uma proteção individual, além de a pessoa se autoimunizar, ainda impede que o vírus se espalhe para outras — afirma Caloni.

Confira o perfil das vítimas
01: mulher, 48 anos, não vacinada, com obesidade
02: mulher, 56 anos, não vacinada, imunodeficiente
03: mulher, 77 anos, vacinada, pneumopata
04: homem, 33 anos, não vacinado, sem fatores de risco
05: mulher, 69 anos, não vacinada, diabética e com insuficiência renal crônica.

Sem vacinas, resta a etiqueta respiratória

Devido à falta de doses da vacina, quem não se imunizou enquanto restava estoque nas UBSs agora só poderá se proteger com medidas de higienização constante que evitem a contaminação pelo vírus.

Os cuidados devem ser tomados especialmente por idosos, gestantes, crianças e outros perfis pertencentes aos grupos de risco.

Confira abaixo, algumas dicas de prevenção fornecidas pela Vigilância Epidemiológica

- Manter os ambientes ventilados.
- Higienizar as mãos com água e sabonete/sabão antes das refeições, após tossir, espirrar ou usar o banheiro.
- Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após tossir ou espirrar ou após contato com superfícies.
- Não compartilhar alimentos, copos, talheres, toalhas e objetos de uso pessoal.
- Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de gotículas das secreções. Na impossibilidade de serem usados lenços, recomenda-se proteger a face junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar.

Leia também
Escolas tentam impedir redução de pagamentos de vagas do município em Caxias
Movimento quer melhorias na estrutura para ciclistas em Caxias do Sul
Serra está sem vacinas contra meningite


 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros