Caxias do Sul está quase sem metade dos pediatras por conta de férias e licenças - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Saúde pública20/07/2018 | 13h13Atualizada em 20/07/2018 | 13h13

Caxias do Sul está quase sem metade dos pediatras por conta de férias e licenças

Faltam especialistas nas Unidades Básicas de Saúde e no Postão 24 Horas

Caxias do Sul está quase sem metade dos pediatras por conta de férias e licenças Porthus Junior/Agencia RBS
Faltam quatro pediatras Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

De um total de 33 pediatras do quadro da Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul, 14 não estão trabalhando. Segundo dados fornecidos pela prefeitura, 10 estão em férias até o dia 31 de julho e quatro estão em licença maternidade ou tratamento de saúde. Além disso, conforme a informação da assessoria de imprensa da Secretaria, faltam 16 profissionais no quadro do município, sendo quatro pediatras para fechar as escalas do Postão 24 horas e outros 12 para suprir a demanda dos postos de saúde. 

Pelo menos três unidades básicas aguardam reposição de profissional: Campos da Serra, Centenário e Santa Fé. Segundo a secretaria, no entanto, há médicos de Estratégia de Saúde da Família (ESF) formados para atender também crianças, que atuam nesses três locais.

Outros nove postos, as seis UBSs do interior e as unidades de Galópolis, Parque Oásis e Vila Lobos, nunca tiveram pediatra, mas todas contam com médicos de Estratégia de Saúde da Família.

A prefeitura chamou no início deste mês seis pediatras aprovados em concurso. Devido aos trâmites previstos após o chamamento, pode levar até o fim de agosto para os novos profissionais passarem a atuar.

O número não é suficiente para repor a necessidade do município, mesmo que todos atendam ao chamado. Segundo o secretário da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Júnior, de 15 pediatras chamados no ano passado, por exemplo, só sete assumiram.

A prefeitura não tem uma solução imediata para a falta desses especialistas na rede. A medida apresentada para enfrentar o problema é a criação de um plantão pediátrico no centro, o que precisa de aprovação do Conselho Municipal da Saúde.


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros