Câmara de Caxias discute projeto para mudança na imagem de identificação de idosos - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Sem bengala03/07/2018 | 10h22Atualizada em 03/07/2018 | 10h30

Câmara de Caxias discute projeto para mudança na imagem de identificação de idosos

Texto prevê adoção de desenho com inscrição "60+" em estabelecimentos comerciais e de saúde, entre outros

Câmara de Caxias discute projeto para mudança na imagem de identificação de idosos Gaúcha Serra / Reprodução/Reprodução
Justificativa para o projeto é que imagem com bengala não representa mais os idosos Foto: Gaúcha Serra / Reprodução / Reprodução

Um projeto de lei em discussão na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul prevê a adoção de uma nova imagem que represente pessoas com mais de 60 anos em estabelecimentos comerciais e serviços de atendimento da cidade. Protocolado em abril, o texto propõe a substituição da representação da pessoa curvada com bengala pelo desenho de uma pessoa ereta com a inscrição "60+". A medida é semelhante à já adotada  em Bento Gonçalves.

A justificativa apresentada pelo vereador Neri, O Carteiro (SD), autor da proposta, é que a imagem de uma pessoa com bengala não representa mais as pessoas com idade acima de 60 anos. Isso porque as pessoas atualmente têm condições físicas e mentais superiores à população dos anos 90, quando a identificação em vigor foi adotada. Além disso, o vereador argumenta que diversas cidades do país têm adotado leis semelhantes e que a própria Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) está revendo os padrões de identificação.

Caso aprovado, o projeto prevê prazo de um ano para que bancos, supermercados e serviços de atendimento de saúde, entre outros, adotem a nova imagem. O estabelecimento que descumprir estará sujeito à multa de 10 valores de referência municipal (VRM), que atualmente equivalem R$ 321,80.

O texto passou por primeira discussão na última quinta-feira (28) e voltará à pauta para segunda discussão e votação nos próximos dias.

Leia também:
Quatro municípios da Serra podem não receber investimentos da Consulta Popular
O que muda com as novas regras do cheque especial
Mãe relata tentativa de sequestro de bebê em maternidade de Caxias do Sul 

/a> 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros