Aprovado projeto que prevê mudanças na imagem de identificação de idosos em placas de Caxias - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Por unanimidade11/07/2018 | 08h23Atualizada em 11/07/2018 | 08h49

Aprovado projeto que prevê mudanças na imagem de identificação de idosos em placas de Caxias

Texto prevê a substituição da imagem de pessoa com bengala pela de uma pessoa ereta com a inscrição "60+"

Aprovado projeto que prevê mudanças na imagem de identificação de idosos em placas de Caxias Reprodução / Gaúcha Serra/Gaúcha Serra
Foto: Reprodução / Gaúcha Serra / Gaúcha Serra

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou nesta terça-feira (10) o projeto de lei que altera a imagem utilizada para identificar idosos em placas e espaços de atendimento na cidade. A proposta substitui a figura de uma pessoa curvada com bengala pela de uma pessoa ereta com a inscrição "60+". O texto, protocolado em abril pelo vereador Neri, O Carteiro, teve voto favorável de todos os parlamentares.  A medida é semelhante à já adotada  em Bento Gonçalves.

A justificativa é que a imagem de alguém com bengala não representa mais as pessoas com idade acima de 60 anos. Isso porque essa parcela da população atualmente têm condições físicas e mentais superiores em relação aos 90, quando a identificação em vigor foi adotada. Além disso, Neri argumenta que diversas cidades do país têm adotado leis semelhantes e que a própria Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) está revendo os padrões de identificação.

Agora, o texto irá para sanção ou veto do prefeito Daniel Guerra (PRB). Caso seja sancionado, os estabelecimentos da cidade, bancos, supermercados e serviços de atendimento de saúde, entre outros, terão um ano para adotar a nova imagem. Depois desse prazo, quem descumprir a medida estará sujeito à multa de 10 valores de referência municipal (VRM), que atualmente equivalem a R$ 321,80. Caso Guerra vete a proposta, ela retornará à Câmara para que os vereadores decidam se irão manter ou derrubar o veto.

Leia também
Apuração de denúncia contra líder do governo Chico Guerra, de Caxias, vai a passos lentos 
Mobilização quer dar um basta nas mortes, agressões e abusos sexuais contra as mulheres em Vacaria
Sine de Caxias tem novo coordenador
Fiscalização ao comércio informal será intensificada em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros