Álbum da Copa ganha diferentes versões em Arroio do Sal e Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Comunidade07/07/2018 | 11h15Atualizada em 07/07/2018 | 11h15

Álbum da Copa ganha diferentes versões em Arroio do Sal e Caxias do Sul

Na cidade do Litoral, foi lançado o álbum de figurinhas do Campeonato Municipal de Futebol de Campo

Álbum da Copa ganha diferentes versões em Arroio do Sal e Caxias do Sul Felipe Nyland/Agencia RBS
Crianças completam álbum na escola Luiza Morelli Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

A magia do álbum de figurinhas, aproveitando a onda da Copa do Mundo, está sendo aproveitada para fortalecer vínculos comunitários importantes. Quem nunca colecionou em algum momento da vida? É tradicional o álbum com jogadores das Seleções. Duas ideias na região estão sendo executadas na prática, mas as figurinhas são de pessoas da comunidade. 

Em Arroio do Sal, foi lançado o álbum de figurinhas do Campeonato Municipal de Futebol de Campo. A iniciativa é um sucesso e está contagiando a cidade. Já na Escola Municipal Luiza Morelli, no bairro Vila Maestra, em Caxias do Sul, está em andamento o projeto Álbum de Figurinhas Copa Luiza Morelli, que envolve os alunos da Educação Infantil até o 5º ano. Confira:

>> Álbum do Municipal, em Arroio do Sal

 ARROIO DO SAL, RS, BRASIL, 06/07/2018 - Álbum de figurinhas do Campeonato Municipal de Futebol de campo. Daniel Matos/Divulgação
Álbum do Municipal de Arroio do Sal mobiliza comunidade escolarFoto: Daniel Matos / Divulgação

Em Arroio do Sal, o álbum com figurinhas dos jogadores dos oito times participantes do Campeonato Municipal de Futebol de Campo partiu de uma cogitação sobre a possibilidade de, um dia, ser feito. Foi então que surgiu a pergunta: por que não fazer agora? A prefeitura buscou três parceiros da iniciativa privada para tornar o álbum uma realidade: as empresas Império das Tintas e Resicolor Tintas assumiram os custos de impressão do álbum e das figurinhas. Já a agência Inventar Comunicação criou o álbum e assumiu a produção das fotos. Foram feitos 150 álbuns. São oito equipes na competição, com 18 figurinhas para cada uma — além dos jogadores, tem fotos das musas dos times.

Em 25 de abril, aniversário do município, foi disputada a Taça da Emancipação, com as oito equipes. Foi o dia em que a maioria das fotos foi produzida. As outras foram feitas ou enviadas depois. Depois, foi o trabalho de impressão e distribuição. Ao todo, são 8 mil pacotes, com cinco figurinhas em cada um. Ou seja, 40 mil figurinhas, umas mais difíceis do que as outras. E pronto, o álbum e as figurinhas estão nas ruas. Uma ideia simples, bem executada, que está contagiando a cidade.

— O álbum envolveu as escolas, que estão realizando até sessão de autógrafo com os atletas, e tudo isso criou uma onda de coisas positivas — descreve Aline Valim, jornalista e proprietária da Inventar.

Mateus Martini, 15 anos, da Escola José de Quadros, foi o primeiro a completar o álbum. Como prêmio, levou a bola do campeonato.

 ARROIO DO SAL, RS, BRASIL, 06/07/2018 - Álbum de figurinhas do Campeonato Municipal de Futebol de campo. Daniel Matos/Divulgação
Jogadores do campeonato municipal de Arroio do Sal autografam álbunsFoto: Daniel Matos / Divulgação

>> Álbum da Luiza Morelli, em Caxias do Sul

Em Caxias, na Escola Municipal Luiza Morelli, da Vila Maestra, as fotos são dos estudantes, professores e funcionários. Cada estudante da Educação Infantil até o 5º ano recebeu um álbum e todo dia, ganha um pacote com 10 figurinhas. O material tem espaço para 130 imagens, e mais curiosidades sobre o Mundial.

Alunos da Escola Municipal Luiza Morelli, do bairro Vila Maestra, em Caxias do Sul trocam e colam figurinhas em álbuns durante o recreio, dentro do projeto Álbum de Figurinhas Copa Luiza Morelli.
Alunos da escola Luiza Morelli, em CaxiasFoto: Escola Luiza Morelli / Divulgação

— As figurinhas trazem um significado afetivo para os estudantes. Eles se veem como parte da escola — diz a coordenadora pedagógica, Suzete Araldi Guerra.

A confecção do álbum e das figurinhas foi um trabalho em mutirão. Foram feitas fotos dos 112 estudantes, mais professores e funcionários, na própria escola. Ao todo, são 130 álbuns e 130 fotos individuais, com 130 cópias de cada uma. O álbum foi confeccionado e impresso na própria escola. Já as fotos foram impressas coloridas em uma gráfica. Os envelopes com as figurinhas são feitos pela equipe de professores. Foi pedida uma contribuição simbólica de R$ 2 por aluno, mais recursos da caixinha dos professores. O custo total foi de R$ 600.

— Todos os dias, antes do recreio, distribuímos os pacotes com as figurinhas. Assim, durante o recreio, os alunos colam as figurinhas em seus álbuns e podem trocar as repetidas com os colegas, gerando um momento de integração muito forte — descreve a diretora, Claudia Luiza de Castilhos Machado.

Ao mesmo tempo, foram formadas quatro equipes por sala de aula, com os países da Copa. Nesta sexta, jogavam Portugal e Senegal.

Leia também
Irmã e amigos mandam mensagem de apoio a Tite: "Fez o melhor que pôde"
Postão de Caxias não terá pediatras durante a noite deste sábado
Menina que doou cabelo para crianças com câncer é convidada especial de formatura do Proerd em Farroupilha

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros