29 servidores aposentados ou da reserva voltarão a atuar em órgãos de segurança na Serra  - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Segurança pública25/07/2018 | 09h04Atualizada em 25/07/2018 | 09h57

29 servidores aposentados ou da reserva voltarão a atuar em órgãos de segurança na Serra 

Com exceção da Brigada Militar, adesão foi considerada pequena

29 servidores aposentados ou da reserva voltarão a atuar em órgãos de segurança na Serra  Felipe Nyland/Agencia RBS
Na reserva desde 2015, tenente Sady, 50 anos, agora se dedica a serviços administrativos na corporação Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Vinte e nove servidores aposentados ou da reserva foram selecionados para retornar ao trabalho nos órgãos de segurança pública da Serra pelo Programa Mais Efetivo, lançado pelo governo estadual no mês passado. Alguns já começaram a atuar, outros devem reiniciar as atividades nos próximos dias.

Por meio do programa, Brigada Militar (BM), Bombeiros, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) abriram seleções para quem quisesse voltar à atividade em serviços administrativos ou de videomonitoramento, liberando os atuais servidores para a linha de frente. A ideia era minimizar o déficit de pessoal. 

O problema é que na Serra, com exceção da BM, a adesão foi considerada pequena. Para o IGP e a Susepe, por exemplo, não houve destinação de nenhum servidor para a região.

Segundo a assessoria de imprensa da Susepe, a procura de interessados foi baixa. No total, quatro servidores aposentados aderiram ao programa em todo o Estado. Destes, dois foram destinados para o monitoramento de tornozeleiras eletrônicas e dois para outras áreas em presídios. A Susepe não divulga os locais das designações mas diz que nenhum deles veio para Serra. O coordenador regional do IGP, Airton Kraemer, também considerou que houve pouco interesse por parte dos aposentados.

Na Polícia Civil, das cinco vagas abertas na área da 8ª Delegacia Regional – todas na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) de Caxias do Sul – apenas uma foi preenchida. O motivo, segundo a regional, é que os demais interessados não atenderam a todos os requisitos, sejam documentais ou médicos. 

Um aposentado, que preferiu não ter o nome divulgado, foi o único a atender aos critérios da seleção na Serra. Ele se aposentou em 2011, depois de atuar por 26 anos em Antônio Prado. Aos 56 anos, achou que poderia voltar ao trabalho e aderiu ao programa. Desde o dia 9 deste mês, ele atua no registro de ocorrências na Central de Polícia de Caxias.

– Acho que estou em perfeitas condições ainda, apesar de ter trabalhado todo esse tempo na polícia, sempre me achei bastante capaz de voltar se houvesse essa possibilidade. Aí, surgiu esse plano do governo e acabei sendo selecionado – explica.

O servidor acredita que o curto prazo para realização do processo prejudicou o retorno de outros candidatos.

– Foi muito pouco tempo. Isso dificultou bastante o ingresso de quem teria condições de voltar à ativa como eu – avalia.

Outro servidor que, percebendo-se apto, decidiu voltar à corporação foi o tenente Sady Jacintho Filho, 50 anos, dos bombeiros. Ele atuou por quase 30 anos em diferentes cidades. O maior período de tempo em Caxias. Foi para a reserva em 2015 e, agora, aproveitou a oportunidade. 

– Quando saímos, estamos no auge da carreira, da experiência, conhecimento. Fiquei um tempo fora, mas senti falta, porque passamos a vida inteira aqui dentro. Quando surgiu oportunidade de retornar, me inscrevi, fiz um curso em Porto Alegre e estou me readaptando – comenta Sady.

Na sede do Comando de Bombeiro Militar em Caxias, o tenente se dedicará a serviços administrativos. Ele recomeçou na segunda-feira. Outros dois bombeiros devem se apresentar nos próximos dias.

Já na BM a adesão foi comemorada pelo Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) Serra. Ao todo 25 PMs da reserva retornaram ao trabalho na região. 

Leia também
Caxias do Sul chega a 24 dias sem roubos a comércio na área central
Polícia Civil prende responsável por telentrega de cocaína em Bento Gonçalves
BM apreende três revólveres e um colete no bairro Monte Carmelo, em Caxias 

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros