UAB conseguirá apoio para a CPI contra o prefeito de Caxias? - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Mirante14/06/2018 | 08h07Atualizada em 14/06/2018 | 08h07

UAB conseguirá apoio para a CPI contra o prefeito de Caxias?

Para ser protocolado, pelo menos oito vereadores precisam assinar o pedido de investigação

UAB conseguirá apoio para a CPI contra o prefeito de Caxias? Felipe Padilha / Divulgação/Divulgação
Direção da entidade entregou documento ao presidente da Câmara, Alberto Meneguzzi Foto: Felipe Padilha / Divulgação / Divulgação

O presidente da União das Associações de Bairros (UAB), Valdir Walter, está confiante na obtenção de assinaturas dos vereadores para que até terça-feira protocolem o pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra o prefeito Daniel Guerra (PRB).  Embora ele trabalhe com a projeção de conseguir de 10 a 12 vereadores aliados, a contabilidade não é considerada tão tranquila. Os vereadores estariam dispostos a encarar mais um desgaste às vésperas de uma eleição e passados apenas dois meses do naufrágio do impeachment?

Leia mais
UAB calcula mais de 10 assinaturas para instalar CPI contra prefeito de Caxias do Sul

O motivo para a investigação é o vazamento de áudios em que o líder do governo, Chico Guerra (PRB), em conversa com o ex-coordenador de Relações Comunitárias, Rafael Bado, sugeria um "corretivo" ao presidente da associação de moradores do Cânyon, Marciano Correa da Silva.  Para a UAB, o prefeito concordou com a sugestão de retaliação. 

Ontem, a direção da UAB entregou ao presidente da Câmara, Alberto Meneguzzi (PSB), o documento pedindo a CPI. Os representantes da entidade dizem que a administração municipal persegue o movimento comunitário e dificulta o desenvolvimento da cidade.

O responsável pelo setor jurídico da Câmara, Fabrício Carelli, lembrou que a instauração da CPI não pode partir da população, precisa da iniciativa de um terço dos vereadores, ou seja, oito parlamentares. Também tem que ter ao menos "um fato certo" e prazo determinado. Sendo assim, foi deferido o encaminhamento ao setor jurídico para que seja dado o devido parecer de indeferimento à solicitação. Walter começa hoje a procurar as bancadas para que protocolem o documento.

Leia também
Filmes com legendas descritivas para surdos é realidade em salas de cinema de Caxias 
Aposta premiada da Lotofácil de R$ 1,4 milhão é de Flores da Cunha
CPI é suspensa em Bento Gonçalves
PIS/Pasep pode ser sacado por pessoas com menos de 60 anos

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros