Pelo menos três unidades de saúde não estão vacinando contra a gripe em Caxias - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Saúde16/06/2018 | 18h32Atualizada em 16/06/2018 | 18h32

Pelo menos três unidades de saúde não estão vacinando contra a gripe em Caxias

Motivo são problemas em geladeiras e na rede elétrica

Pelo menos três unidades de saúde não estão vacinando contra a gripe em Caxias Lucas Amorelli/Agencia RBS
O grupo dos idosos é o que teve maior taxa de aplicação em Caxias, chegando a 89,98% da meta e 43.331 imunizados até a última quinta-feira Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Pelo três unidades básicas de saúde (UBS) não estão vacinando a população de Caxias contra a gripe.  Os motivos são danos causados pelo temporal que atingiu Caxias do Sul há cerca de uma semana e problemas nas geladeiras responsáveis por manterem as doses na temperatura ideal.

Entre as unidades que não estão aplicando as doses, está a do bairro Planalto. Segundo o presidente da Associação de Moradores do bairro, Edison Borges, há cerca de um mês a geladeira da unidade está danificada. O problema seria na borracha que veda a porta do refrigerador. Por isso, quem vai à unidade em busca de imunização é orientado a procurar as unidades do Cristo Operário e São Victor Cohab. A situação foi constatada também pela Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores que visitou a UBS na manhã de sexta-feira.

Leia mais:
Falta de luz interrompe vacinação em cinco postos de Caxias do Sul
Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até dia 15 em Caxias

Na última sexta-feira, a Secretaria de Saúde disse que está providenciando a manutenção do equipamento para que o serviço seja restabelecido. Não há informações sobre quando isso irá ocorrer.

A UBS São José permanece sem oferta de vacinas em função da instabilidade na rede elétrica. Já a UBS Pioneiro também não está vacinando pois o refrigerador começou a apresentar defeito. Os usuários podem procurar as unidades mais próximas: Centenário e Santa Lúcia Cohab (tanto para usuários do Pioneiro quanto do São José), e Fátima Alta e Fátima Baixa (para usuários do São José). Os danos foram provocados pelo temporal. O reparo já está sendo executado pelas empresas responsáveis. As demais UBSs estão com atendimento normal.

Prevista para se encerrar na sexta-feira, a campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada mais uma vez: o novo prazo é 22 de junho. Os grupos prioritários seguem os mesmos, inclusive crianças entre cinco e 9 anos e adultos entre 50 e 60 anos – faixas etárias adicionadas na última segunda-feira, depois da orientação da Secretaria Estadual da Saúde, que verificou uma concentração de casos nesses grupos.

Além das duas novas faixas etárias, podem receber a vacina gratuitamente crianças de seis meses a quatro anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres que deram à luz há até 45 dias, trabalhadores da área da saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas (que devem apresentar prescrição médica) e professores.

Segundo o último levantamento da Vigilância Epidemiológica da SMS, 90.619 doses da vacina foram aplicadas até quinta-feira em Caxias do Sul. O número não considera os presos que também fazem parte dos grupos de risco. Mesmo assim, o percentual de cobertura está abaixo dos 90% estabelecidos como meta entre o público-alvo.

Juliana Argenta Calloni, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, reforça a importância da imunização.

– Há grupos ainda com baixa cobertura vacinal, como as crianças e as gestantes, que não chegam a 50%. Há vacinas disponíveis e é fundamental que a população-alvo busque se proteger. Já tivemos um óbito por gripe no estado este ano – alerta. 

Leia também:
Com mínima de -2,7ºC em São José dos Ausentes, Serra amanhece com geada
Enquanto espera pelo início das obras, prédio do Instituto Cristóvão de Mendonza é retrato de abandono 

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros