Iniciativa em Caxias do Sul distribuirá brownie e café para moradores de rua - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Inverno começou!21/06/2018 | 07h35Atualizada em 21/06/2018 | 07h35

Iniciativa em Caxias do Sul distribuirá brownie e café para moradores de rua

Veja como ainda é possível ajudar na Campanha do Agasalho

Iniciativa em Caxias do Sul distribuirá brownie e café para moradores de rua Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

E justamente em razão de o frio deixar ainda mais difícil a vida de quem está nas ruas, é no inverno que aparecem mais voluntários para tentar ajudar este público vulnerável. Idealizador do projeto Plantando o Bem, o vendedor José Eduardo Berto dos Santos, 27 anos, conta que ele e cerca de 100 voluntários se juntam para ajudar caxienses em situação de pobreza nessa época. Além de arrecadações de roupas e alimentos, uma das ações que ocorrerá nos próximos dias é a entrega de bolinho e café para pessoas que não têm lar. 

Leia mais:
Inverno começa nesta quinta-feira com previsão de tempo seco e pouca chance de neve

A iniciativa, aliás, surgiu de forma tímida na última semana. Na sexta à noite, quando foi registrada uma das madrugadas mais frias do ano, parte da equipe da cafeteria que fabrica os brownies saiu pelas ruas da cidade e distribuiu os doces, cafés e cobertores.  Agora, a equipe do Plantando o Bem uniu forças a eles  e expandirá a ação para diversas ruas da cidade.

– Nós vamos até eles à noite e, nesta época, surge ainda mais gente querendo ajudar, porque as pessoas precisam ainda mais de nossa ajuda – ensina Santos.

Segundo a Fundação de Assistência Social (FAS), 389 usuários passaram pelo Centro Pop Rua em maio. Desses, pelo menos 280 pessoas estão em acompanhamento. No Pop Rua, as pessoas recebem café da manhã e têm um local para lavar roupa e tomar banho. É o serviço também que regula as vagas em casas de passagem. Neste ano, a equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) atua nas ruas até 22h, e procura direcionar os moradores para os serviços existentes. 

Quem encontrar pessoas que precisam de ajuda na rua pode acionar o SEAS pelo telefone 98403-8864. Após às 22h, é possível ligar para a Casa de Passagem Carlos Miguel, no telefone 3538-7136. 

Iniciado há pouco mais de uma semana, o projeto Hospedagem Solidária, desenvolvido pela Diocese de Caxias do Sul, também presta atendimento para quem vive na rua. Em tão pouco dias, já surpreende pela adesão dos participantes e oferta voluntária da comunidade: o número de pessoas que passou a usar a estrutura quase atingiu o limite de espaços nas noites frias, de 50 lugares. 

A comunidade também mostra que abraça a ideia, doando itens que vão desde comida até objetos de higiene pessoal. Os moradores de rua entram no salão da Paróquia São Leonardo Murialdo, no Centro, até as 19h. Eles podem tomar banho, jantar, participar de rodas de conversa e dormir. Antes de deixar o espaço, também ganham café da manhã. 

Agasalhos para quem tem frio

Até o momento, a Campanha do Agasalho 2018 recebeu 70 mil peças doadas pela comunidade caxiense. Destas doações, 53 mil peças já foram entregues, divididas entre 37 entidades. A Campanha do Agasalho, iniciativa da Fundação Caxias em parceria com entidades, empresas e poder público do município de Caxias do Sul, estende-se até este sábado. São 800 postos de coleta, que podem ser encontrados em estabelecimentos comerciais, ônibus da Visate, empresas, repartições públicas, escolas e supermercados, entre outros locais de grande circulação. São bem-vindas peças de roupa masculinas, femininas e infantis, além de calçados, cobertores e mantas, entre outros.


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros