Hospital Pompéia recebe oficialmente relíquia com parte do corpo de Santo Antônio  - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Devoção14/06/2018 | 09h33Atualizada em 14/06/2018 | 09h42

Hospital Pompéia recebe oficialmente relíquia com parte do corpo de Santo Antônio 

Material foi depositado em um relicário e instalado na capela da instituição de saúde, onde permanecerá para veneração durante as missas

Hospital Pompéia recebe oficialmente relíquia com parte do corpo de Santo Antônio  Lucas Amorelli/Agencia RBS
Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Em solenidade discreta, ocorrida na tarde desta quarta, o Hospital Pompéia de Caxias do Sul recebeu uma relíquia de Santo Antônio, direto de Pádua, na Itália. O material - massa corporal (provavelmente extraída da língua do santo)  - foi depositado em um relicário e instalado na capela da instituição de saúde, onde permanecerá para veneração durante as missas, que ocorrem de segundas a sábados das 16h às 16h30min. 

— Somente através da fé que uma instituição filantrópica na área da saúde, como é o caso do Pompéia, pode se manter atuante. É um dia festivo — afirma a coordenadora administrativa do hospital, Renata Demori, que articulou a vinda da relíquia para Caxias.

Leia mais:
No dia de Santo Antônio, hospital de Caxias do Sul recebe relíquia do religioso

Com isso, o Pompéia torna-se o primeiro hospital do mundo a possuir uma relíquia de Santo Antônio. Na Estado, Bento Gonçalves e Passo Fundo também têm partes do corpo da divindade católica. A igreja dos Capuchinhos também exibe uma relíquia do santo que, no entanto, pertence ao Frei Clemente Dotti, que hoje atua em Garibaldi, onde também dispõe do material para veneração.

Segundo relatos históricos, em 1263, dois anos após a morte do português Fernando Antônio de Bulhões,  o sarcófago onde ele estava foi aberto e, neste momento, observou-se que a língua e as cordas vocais estavam intactas — que são consideradas partes do corpo que se decompõem primeiro. Atribuiu-se a preservação s como símbolo da oratória de Santo Antônio, uma das características marcantes dele em vida.

Ao ser encontrada incorrupta, a língua, e também o maxilar, foram retirados e dispostos na basílica das relíquias, em Pádua. Parte da massa corporal, no entanto, foi dividida para ser distribuída em locais que se destacam pela devoção a Santo Antônio.

Leia também:
A uma semana do inverno, cidades da Serra amanhecem com temperaturas negativas nesta quinta
Lei dos Táxis pode ficar mais flexível em Caxias
Filmes com legendas descritivas para surdos é realidade em salas de cinema de Caxias 

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros