Grupo RBS anuncia novo modelo de jornalismo na Serra - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Inovação11/06/2018 | 20h19Atualizada em 11/06/2018 | 20h19

Grupo RBS anuncia novo modelo de jornalismo na Serra

Redações do Pioneiro, da RBS TV Caxias e da Gaúcha Serra passarão a operar juntas, na mesma sede e de maneira integrada sob a liderança da jornalista Andreia Fontana

Grupo RBS anuncia novo modelo de jornalismo na Serra Lucas Amorelli/Agencia RBS
Anúncio foi feito na redação do Pioneiro por Andiara Petterle, vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Com o objetivo de criar novos produtos e evoluir na relação com o público da Serra, as redações do jornal Pioneiro, da RBS TV e das rádios Gaúcha e Atlântida passarão a operar no mesmo espaço, no centro de Caxias do Sul — com integração total entre Pioneiro e Gaúcha e maior sinergia com a TV. Andreia Fontana, atual editora-chefe do Pioneiro, liderará as iniciativas de jornalismo, buscando a evolução na produção de conteúdo local e projetos especiais para a região.

— Enxergamos uma grande oportunidade de fortalecer a cobertura e o jornalismo na Serra, com uma visão mais estratégica e integrada. O objetivo é estar mais próximo ainda do público e dar amplitude para o que importa para a região — disse Andiara Petterle, vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS.

Além de gerar mais oportunidades para os profissionais que atuam na RBS na Serra, o modelo viabilizará a criação de novos produtos e novas entregas de conteúdo e relacionamento para o público. Alguns deles já estão em fase de elaboração, como os que envolvem as coberturas de Copa do Mundo e Eleições. A primeira estreia integrada tem a cara da Serra. Antes dos jogos da Seleção, RBS TV Caxias, Pioneiro e Gaúcha Serra apresentam a Bodega do Bachi, em que os amigos de Tite vão dar conselhos ao treinador. No dia 21 de de junho, os veículos locais vão lançar um projeto de valorização do inverno. De Manta e Cuia vai mostrar o melhor do frio em Caxias e região. Todos os projetos terão o propósito de reforçar a conexão da RBS com a região.

Desde 2016, a RBS vem realizando uma análise profunda para promover a evolução de suas marcas de jornalismo, seguindo as mais contemporâneas práticas mundiais da indústria e com foco nas pessoas. O grupo de jornalismo investigativo (GDI), o lançamento da plataforma GaúchaZH e a recente integração das redações de jornais e rádio de Porto Alegre (em abril) são prova disso.

Pioneiro festeja 70 anos

O Pioneiro tem motivo especial para comemorar este momento. O jornal completa 70 anos em novembro e lança, no próximo sábado, num gibi que vai contar a história de Tite, o selo comemorativo. E no dia 23 de junho, a Feijoada do Pulita festeja, além do aniversário do jornal, os 30 anos de colunismo social de João Pulita e a 20ª edição do evento solidário. 

Durante o anúncio da tarde desta segunda-feira, também foram apresentadas as primeiras movimentações a partir do novo modelo de integração. No Pioneiro, Tríssia Ordovás Sartori passa a ocupar o cargo de editora-ajunta. Ela é jornalista formada pela PUC-RS, mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela UCS e doutora em Letras (UCS-UniRitter) e atua há 15 anos no jornal. Eliane de Brum Corrêa assume o comando das editorias de Geral e Polícia. Formada pela UFSM, entrou na RBS em 2001 e chegou no Pioneiro em 2005. Ao seu lado, Maristela Deves, também jornalista pela UFSM e com especialização em Leitura e Produção Textual pela UCS, assume o cargo de editora assistente de Geral e Polícia.  Maristela tem uma trajetória de 19 anos no Pioneiro. A jornalista Carolina Klóss é a nova editora do Sete Dias e do Almanaque. Formada pela UCS e especialista em Comunicação Digital/Multimídia pela Universidade de Toulon, na França, atua há oito anos no jornal.

Leia também
Novo secretário da Saúde de Caxias pretende reforçar articulação para aprovar o programa UBS+
Falta de luz interrompe vacinação em cinco postos de Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros