Conheça serviços disponíveis para atendimento na saúde pública de Caxias no inverno - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Doenças respiratórias21/06/2018 | 07h45Atualizada em 21/06/2018 | 07h45

Conheça serviços disponíveis para atendimento na saúde pública de Caxias no inverno

Não haverá reforço no número de médicos do Postão 24H

Conheça serviços disponíveis para atendimento na saúde pública de Caxias no inverno Felipe Nyland/Agencia RBS
Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

A Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul ainda não prevê reforço aos profissionais que atendem nos serviços de urgência e emergência no inverno. Atualmente, é possível buscar atendimento no Pronto-Atendimento 24 Horas (Postão) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte. Um dos principais argumentos para não implantação do reforço, como ocorria em outros anos, é que os registros apontam redução da demanda no Postão em comparação ao mesmo período do ano passado. 

 Leia mais:
Inverno começa nesta quinta-feira com previsão de tempo seco e pouca chance de neve 

De 1º a 19 de junho de 2017, o serviço registrou, em média, 435 atendimentos diários. De 1º a 19 de junho deste ano, mesmo com a ocorrência de dias com temperaturas bem baixas, como na semana passada, por exemplo, a média é de 314 atendimentos diários. Isso ocorre porque, no ano passado, nesta época, a UPA ainda não funcionava. Quem sofre com doenças respiratórias pode também recorrer a serviços especializados públicos. Segundo o Centro Especializado de Saúde (CES), há o Ambulatório de Doenças Respiratórias do Adulto (Adrea) e o Ambulatório de Doenças Respiratórias Pediátricas (Adrep). 

O encaminhamento de pacientes para estes serviços é feito pelos médicos das unidades básicas de saúde (UBSs). Na pediatria, não há lista de espera. Para os adultos, o agendamento do primeiro atendimento leva de 10 a 15 dias.  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros