Aldeia indígena de Farroupilha terá prédio para ações preventivas em saúde - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Licitação lançada26/06/2018 | 09h57Atualizada em 26/06/2018 | 09h57

Aldeia indígena de Farroupilha terá prédio para ações preventivas em saúde

Espaço de 36 metros quadrados atenderá a comunidade Kaingang instalada na cidade

Aldeia indígena de Farroupilha terá prédio para ações preventivas em saúde Babiana Mugnol / Agência RBS/Agência RBS
Comunidade indígena está instalada próximo ao balneário Santa Rita Foto: Babiana Mugnol / Agência RBS / Agência RBS

A Comunidade Indígena Kaingang, de Farroupilha, deve ganhar nos próximos meses um espaço de educação em saúde. O prédio de 36 metros quadrados ficará na aldeia próxima ao balneário Santa Rita. No local, serão oferecidos atendimentos preventivos e realizadas palestras. Isso significa que o espaço não funcionará como um posto de saúde. Os indígenas de Farroupilha têm duas unidades básicas de saúde como referência fora da aldeia e já recebem equipes para atividades preventivas na própria comunidade. O novo espaço tem o objetivo de garantir mais comodidade. 

O valor reservado é de cerca de R$ 50 mil. Segundo a enfermeira Vanessa Zardo, que atua na Secretaria da Saúde de Farroupilha, o recurso é resultado de uma destinação mensal feita pelo Governo do Estado para a atenção básica dos indígenas. Ela explica que a decisão de construir o prédio foi tomada em parceria com a comunidade e a rede de apoio na área da saúde, que inclui órgãos municipais e estaduais. 

O espaço deve ter um auditório e salas para atendimentos preventivos, como exame citopatológico (usado no rastreamento do câncer de útero). Após a contrução do prédio, o local ainda terá de ser equipado. Conforme Vanessa, R$ 1 mil já estão reservados e mais recursos devem ser disponibilizados nos próximos meses. 

Por enquanto, apenas a licitação para contratar a empresa que construirá o prédio foi lançada pela prefeitura. As propostas das empresas interessadas devem ser apresentadas no dia 10 de julho, às 9h, na prefeitura. 

Leia também
Câmara de Vereadores de Caxias inicia estudo para digitalização de documentos
Vice-prefeito de Caxias alfineta postura de vereadores do PSB
Moradores da Serra podem participar da Consulta Popular a partir desta terça
Sete em cada 10 escolas públicas de Caxias do Sul não têm laboratório de ciências

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros