Rainha e princesas da Festa da Uva de 2016 se despedem em tom de saudade e união - Geral - Pioneiro
 

Despedida18/05/2018 | 09h54Atualizada em 18/05/2018 | 10h59

Rainha e princesas da Festa da Uva de 2016 se despedem em tom de saudade e união

Rafaelle, Laura e Patrícia tiveram seis meses a mais de reinado

Rainha e princesas da Festa da Uva de 2016 se despedem em tom de saudade e união Felipe Nyland/Agencia RBS
Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Vivendo a última semana como rainha e princesas da Festa da Uva, Rafaelle Galiotto Furlan, Laura Denardi Fritz e Patrícia Piccoli Zanrosso se emocionam a todo instante ao relembrar os quase três anos de reinado. A responsabilidade de divulgar a festa país afora — conforme idealizaram Joaquim Pedro Lisboa e Celeste Gobatto na edição de 1933, ao promover a primeira escolha de soberana — foi estendida por seis meses quando a edição de 2018 foi adiada para fevereiro de 2019. Durante este período, as soberanas precisaram lidar com a incerteza de convites para eventos importantes organizados pela prefeitura, como a Festa Oficial da Abertura da Colheita e os festejos de 127 anos de Caxias. Mas os meses de acréscimo serviram para se despedir melhor da comunidade, defendem, mas não foram suficientes para impedir as lágrimas quando enumeram os melhores momentos vividos desde a noite de 5 de setembro de 2015, quando ouviram seus nomes anunciados em uma noite fria nos pavilhões da Festa da Uva.

Leia mais:
Discursos marcantes e jeito simples com a comunidade são marcas do reinado de Rafaelle Galiotto Furlan
Despedindo-se da Festa da Uva, princesa Patrícia Zanrosso recorda com carinho do agradecimento presidencial à mãe
Desfile cênico da Festa da Uva é a principal lembrança da princesa Laura Denardi Fritz 
Ator Thiago Lacerda será o apresentador da festa de escolha das soberanas da Festa da Uva

— A gente vai citar no discurso final principalmente o agradecimento a Deus. Ele sabe o que faz. Dentre as vivências mais importantes, eu tive a oportunidade de visitar o hospital como rainha da Festa da Uva e vi o quanto é diferente, já que costumo entrar como médica. Vi o quanto mágico é estar no trio, e o quanto a nossa alegria pode realmente curar uma pessoa, ou tornar um momento tão difícil mais leve — define Rafaelle, que aos 29 anos, se especializa em gastroenterologia.

É difícil distinguir Rafaelle, Laura e Patrícia como rainha e princesas. A cumplicidade e a amizade que se consolidaram entre as três é vista a todo instante — costumam descrever o trio como uma "unidade". Dificilmente comparecem a evento que uma não pode ir, tampouco gostam de fazer fotos individuais. Nas viagens oficiais, o pedido era sempre por quarto triplo. Entendem que o lugar delas é sempre ao lado uma da outra, como a mensagem desenhada nos vestidos usados em compromissos oficiais, assinados pelo estilista Walter Rodrigues. Enquanto Rafaelle carregou um traje bordô enfeitado com cachos de uva, as vestes das princesas remetiam roseiras, as principais guardiãs dos parreirais. Na noite em que receberam o Pioneiro para um bate-papo, por exemplo, elegeram a pizzaria comandada por Laura como cenário. Rafaelle e Patrícia não se intimidaram em limpar a mesa deixada por um cliente que encerrou a janta, nem em ajudar Laura no atendimento ou a circular pelo ambiente com intimidade que só é vista quando se está em família. O prêmio que as princesas receberam da Festa da Uva, uma viagem para a Itália e Portugal, foi desfrutado pelas três em companhia das mães, mais uma amostra da união deste trio.

— Meu pai me disse que como não havia me presenteado pela minha conquista, havia decidido me dar a viagem com as gurias como presente. E falamos em levar as mães desde o início — explica Rafaelle.

O trio palestrou para as 17 candidatas que desfilarão amanhã no começo do pré-concurso das gurias. Elas tentaram transmitir um pouquinho de como foi a extensa vivência diária de Festa da Uva, mas também reforçar o que desejam para o próximo trio: que sejam simples, felizes e que vivam tudo de coração.

— Deixem o coração de vocês falar. Fiquem tranquilas, relaxem, se abracem, se unam um pouquinho mais e vivam intensamente até o último momento. Domingo é um novo dia, então curtam cada minuto — aconselha a rainha.

Leia também
Saiba quais são os caminhos para tornar o patrimônio histórico de Antônio Prado rentável
Executivo do Hard Rock Café afina estratégias para estreia da filial de Gramado 
"Política de preços da gasolina é cruel", diz presidente do Sindipetro

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros