Princesa Viviane Piamolini Gaelzer quer resgatar valorização de raízes culturais e magia de Festa da Uva - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Festa da Uva 201920/05/2018 | 15h34Atualizada em 20/05/2018 | 15h36

Princesa Viviane Piamolini Gaelzer quer resgatar valorização de raízes culturais e magia de Festa da Uva

Moradora de Galópolis e mais do jovem do trio, Viviane destaca harmonia das três representantes

Princesa Viviane Piamolini Gaelzer quer resgatar valorização de raízes culturais e magia de Festa da Uva Lucas Amorelli/Agencia RBS
"Quando criança principalmente, cultivamos esse encanto pela magia da imagem das soberanas, e essa ideia de conto de fadas. Hoje estou vivendo nele", comenta Viviane Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Da sua casa, Viviane Piamolini Gaelzer, 21 anos, tem visão panorâmica do distrito de Galópolis. Todos os dias ao acordar ela vai até a sacada ,olha para a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia e agradece em uma breve prece. Na manhã de domingo, o ritual diário demorou um pouco mais do que o normal para acontecer, pois Viviane foi acordada com ligações e visitas lhe parabenizando por ser uma das princesas eleitas da Festa Nacional da Uva 2019.

— A ficha demorou para cair e ainda não caiu totalmente. Mas quando eu acordei e me situei novamente, pensei: espera aí, meu Deus... eu sou princesa da Festa da Uva — comenta sorridente ao receber o Pioneiro na manhã de domingo, poucas horas de sono após o anúncio.

Leia mais:
Com bolo de aveia e pastelão de frango, família Perottoni comemora a coroação da rainha da Festa da Uva 2019
Entre muitos planos, princesa Milena Remus Caregnato quer mostrar a garra e a determinação da mulher de Caxias 

Embora tenha dedicado os últimos seis meses para o concurso, Viviane só não estava preparada para uma única situação: ter seu nome anunciado como uma das eleitas do principal evento de Caxias do Sul.

— Quando estavam prestes a anunciar eu já estava pensando em como ia me desculpar para todos que me apoiaram. Mas aí ouvi meu nome e foi um choque — comenta a nova princesa.

Café da manhã na casa de Viviane Piamolini Gaelzer, eleita princesa da festa da Uva 2019. Moradora do distrito de Galópolis, Viviane Piamolini Gaelzer, 21 anos, é a princesa mais jovem do trio de soberanas da Festa Nacional da Uva.- Princesa: Viviane Piamolini Gaelzer, - Lourdes - tia- Ivanice Piamolini Gaelzer (mãe)- Ricardo Gaelzer (pai)- Fulvio Stumpf (namorado)(Lucas Amorelli/Agência RBS)
Da direita para a esquerda de baixo para cima: Viviane Piamolini Gaelzer, Lourdes (tia de Viviane), Ivanice Piamolini Gaelzer, Ricardo Gaelzer, e o namorado, Fulvio Stumpf Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

Nascida, criada e atual residente de Galópolis, a mais jovem do trio eleito ressalta o envolvimento e apoio recebido da comunidade onde cresceu. Mais de 30 pessoas do distrito, além de parentes, foram acompanhar o concurso no último sábado nos Pavilhões. Apesar de admitirem apreensão antes do resultado, os pais de Viviane salientam que não haveria decepção caso a filha não se consagrasse como uma das vencedoras:

— Estávamos emocionados, na expectativa que desse tudo certo e, se não desse também, tudo bem, o aprendizado dela foi grande — comenta orgulhosa a mãe Ivanice Piamolini Gaelzer.

Para o pai Ricardo Gaelzer, o cansaço de uma noite de preparativos, nervosismo e agradecimentos compensa.

— Não há valor que pague a realização do sonho de uma filha. Nos orgulha muito ver o que ela se tornou e o que almeja — comenta o instalador hidráulico.

Para concorrer ao posto, Viviane, que atua como professora de 2º ano de Ensino Fundamental, abdicou temporariamente de sua segunda graduação em enfermagem. Sobre o futuro, ela reconhece que precisará sacrificar ainda mais a sua rotina. Porém, vê na sua representação uma importância válida para essa dedicação:

— Agora (que houve hiato da festa), a responsabilidade é ainda maior de resgatar a nossa cultura e origens. Meu objetivo será reverter esse mesmo calor que recebemos da população e ouvir o que os caxienses têm a nos contar de suas vivências — comenta.

Café da manhã na casa de Viviane Piamolini Gaelzer, eleita princesa da festa da Uva 2019. Moradora do distrito de Galópolis, Viviane Piamolini Gaelzer, 21 anos, é a princesa mais jovem do trio de soberanas da Festa Nacional da Uva.- Princesa: Viviane Piamolini Gaelzer(Lucas Amorelli/Agência RBS)
Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

Viviane admite que os elogios sobre sua beleza e os recorrentes conselhos que recebeu para participar do concurso, só passaram a ser considerados de fato em 2016, quando acompanhou o trio de soberanas da última festa em desfiles e se encantou pelas histórias vividas e o amor da comunidade que envolvia a presença das princesas e da rainha.

— Sendo de Caxias, a gente cresce ouvindo que pode ser rainha ou princesa da festa e muitas vezes até nem levamos a sério. Mas quando criança principalmente, cultivamos esse encanto pela magia da imagem das soberanas, e essa ideia de conto de fadas. Hoje estou vivendo nele — destaca.

A harmonia do trio

Viviane se diz satisfeita com a eleição de Maiara Perottoni como rainha da Festa da Uva e Milena Remus Caregnato como princesa. 

— A Maiara eu conhecia  desde os desfiles que participávamos em 2016. Sempre tive carinho muito grande por ela. Já a Milena foi um presente que o concurso nos deu. Ela é calma, tranquila e passa para nós sensação de equilíbrio e harmonia.

Viviane afirma acreditar que o trio estará preparado também à possibilidade do novo formato cogitado do evento: segundo revelou a presidente da Festa da Uva, Sandra Maria Randon, a celebração pode passar a acontecer de forma anual.

— Esse novo formato pode ser bacana. Seria interessante representarmos dois momentos e duas propostas diferentes — comenta.

Leia também:
Maiara Perottoni é a nova rainha da Festa da Uva
Saiba quais foram as torcidas vencedoras no evento de escolha da Festa da Uva
Os dois lados da coroa: histórias de quem perdeu e ganhou o concurso de rainha da Festa da Uva  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros