Prefeitura de Caxias e associação de moradores divergem sobre melhor ponto para escadaria no Cânyon - Geral - Pioneiro
 

Para regularização10/05/2018 | 13h16Atualizada em 10/05/2018 | 14h03

Prefeitura de Caxias e associação de moradores divergem sobre melhor ponto para escadaria no Cânyon

Administração municipal diz que não existe possibilidade de mudança no projeto por causa de verba federal

Prefeitura de Caxias e associação de moradores divergem sobre melhor ponto para escadaria no Cânyon Roni Rigon/Agencia RBS
Obra fará a ligação entre a Rua dos Carpinteiros e a Rua da Vitória Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

A licitação para a construção de um muro de contenção e de uma escadaria de acesso aos moradores do bairro Cânyon, na zona norte de Caxias do Sul, foi lançada nesta semana. A abertura dos envelopes será no dia 22 de maio. A obra foi estabelecida em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre município e Ministério Público no ano passado como um dos passos para regularização do loteamento.

A escadaria vai ligar a Rua dos Carpinteiros à Rua da Vitória, que vai receber o muro de contenção. A obra está orçada em R$ 508 mil, sendo R$ 493 mil repassados pelo governo federal.

Porém, o presidente da Associação dos Moradores do Canyon, Marciano Correa da Silva, alega que a construção da escadaria no ponto em que o projeto da prefeitura prevê causará muitos transtornos aos moradores. Além de passar pelo meio de residências, o que demandaria uma retirada das casas do local, Marciano diz que ela será construída em um ponto que não facilitará a vida dos moradores. A comunidade sugere que ela seja feita ligando a Rua da Felicidade e a Rua dos Torneadores. 

— A construção da escadaria na Rua da Felicidade é a melhor alternativa, é por ali que os moradores passam para ir ao posto de saúde e as crianças para a escola. Onde eles estão propondo tem casas, casas regulares, o que custará mais dinheiro e tempo em uma obra que é necessária para o bairro — diz.

Ainda segundo Marciano, a prefeitura não procurou os moradores do loteamento para tomar a decisão de onde será construida a escadaria.

Segundo a prefeitura, a construção da escadaria será feita neste ponto porque a verba do Governo Federal prevê que ela esteja no mesmo ponto do muro de contenção. Segundo o diretor da divisão técnica da Secretaria de Habitação, Alexandre Sitta,  o projeto prevê que a construção desvie das casas instaladas naquela região. Ele diz que caso haja a necessidade de realocação de alguma residência, será feita com o menor impacto possível. De acordo com a prefeitura, o projeto foi elaborado ainda em 2016. A previsão é que a obra tenha início ainda no primeiro semestre. 

 Leia também:
Morador de rua é esfaqueado em Caxias 
1,1 mil alunos estão sem aula após furto de cabos de energia em Caxias 
Daer pretende cercar Rota do Sol e retirar lombada eletrônica em Itati 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros