Números mostram que frio perdeu força no outono de Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Temperatura01/05/2018 | 19h07Atualizada em 02/05/2018 | 07h13

Números mostram que frio perdeu força no outono de Caxias do Sul

Calor predominou em abril deste ano e maio chega com temperaturas altas 

Números mostram que frio perdeu força no outono de Caxias do Sul Lucas Amorelli/Agencia RBS
Neblina e pequena queda de temperatura até fizeram alguns casacos saírem às ruas, mas números mostram que frio perdeu força no outono Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS
Pioneiro

Maio chegou e o frio ainda não mostrou força em Caxias do Sul em 2018, algo que parece atípico para o outono da Serra. Em um comparativo com abril do ano passado, é possível ver que as máximas registradas abaixo dos 20ºC caíram bastante. 

Em 2017, nove dias tiveram máximas abaixo de 20ºC. Neste ano, só dois dias de abril apresentaram o mesmo comportamento. O primeiro mês de outono com mais de uma quinzena de máximas altas indica que o frio perdeu força _ no dia 11 de abril, por exemplo, os termômetros marcaram 29,6ºC em Caxias. 

Há dois anos atrás, em 27 de abril de 2016, os termômetros atingiram a máxima de 9,8ºC, menor do que a mínima de abril deste ano, que foi de 12,8ºC no dia 4 de abril. 

Para uma região que sempre esteve acostumada com o frio já na época da Páscoa, um início de maio com mínimas de 16,8ºC durante a madrugada e máxima de 20ºC à tarde, como foi registrado pelo Instituto Nacional de Metereologia( Inmet) nesta terça-feira, atesta que o calor se espichou. 

 Apesar do tempo fechado e de muitas pessoas terem recorrido a casacos nesta terça-feira, a queda das temperaturas na comparação com segunda-feira não foi tão forte, segundo Rosana Melere, da Estação Climatológica de Caxias do Sul, ligada ao 8º Distrito de Meteorologia do Inmet. Na segunda-feira, a máxima chegou a 24,2ºC, uma diferença de 4ºC na comparação com a máxima registrada na tarde desta terça-feira.

— Em dias assim, com neblina, a sensação é de que está mais frio. Mas os registros mostram que não houve queda acentuada na temperatura de ontem (segunda-feira) para hoje (terça-feira) — diz Rosana. 

Segundo a Somar Meteorologia, a sensação de dias mais quentes deve predominar até o próximo domingo, dia 6, com máximas alcançando a casa dos 29ºC à tarde. Só depois é que a temperatura começa a ficar mais amena e constante ao longo do dia, com a entrada de ondas de frio. Mas a sensação de frio mais rigoroso deve demorar ainda mais para chegar. Segundo a Somar, o fim de maio e o início de junho deve ter máximas entre 14ºC e 17ºC.

Leia também:
Aplicativo permitirá que pais acompanhem trajeto da van escolar dos filhos em Caxias
Após passar pela recessão, indústria de Caxias do Sul inicia um novo ciclo
Coroa da futura soberana da Festa da Uva será conhecida quarta-feira, em Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros