"Nós, de Forqueta, precisávamos deste momento", comemora rainha da Festa da Uva de 2019 - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Maiara é eleita20/05/2018 | 02h38Atualizada em 20/05/2018 | 02h43

"Nós, de Forqueta, precisávamos deste momento", comemora rainha da Festa da Uva de 2019

Aos 26 anos, ela representa também Lorigraf e Supermercados Andreazza

"Nós, de Forqueta, precisávamos deste momento", comemora rainha da Festa da Uva de 2019 Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Maiara Perottoni fez com que Forqueta vibrasse a eleição de uma rainha da Festa da Uva quase uma década após a mesma comunidade celebrar Tatiane Frizzo, rainha eleita em 2009. Maiara carrega no seu discurso a necessidade de valorização da agricultura - e tem propriedade nesta fala. Isto porque é filha de agricultores e noiva de um jovem agricultor, Édipo Stirle, 29 anos. Não vê problemas, portanto, em permanecer morando no interior. 

— Minha maior missão neste momento é valorizar um pouco mais a agricultura. Hoje estamos perdendo os jovens que estão no campo, e são eles quem nos geram toda essa riqueza. É preciso também buscar políticas públicas para quem trabalha com frutas, por sermos os maiores hortifrutigranjeiros do Estado —defende. 

 Leia mais:  
Saiba quais foram as torcidas vencedoras no evento de escolha da Festa da Uva
"Quero estar aqui na Festa da Uva de 2019", diz Thiago Lacerda em passagem por Caxias
Os dois lados da coroa: histórias de quem perdeu e ganhou o concurso de rainha da Festa da Uva 

O desfile individual de Maiara começou às 21h38min quando pisou na passarela ao som da clássica L'italiano, música que reforça as origens e gostos de um imigrante italiano. Durante quase cinco minutos ela desfilou, acenou, jogou beijos e se emocionou diante da afinada e ensaiada torcida. O traje rosa que vestia era carregado de significado. Foram recuperados de uma foto de novembro de 1945 os riscos de bordado que remetem a uva. Naquela imagem que estampou uma revista, estavam os tataravós de Maiara, Arthur Perottoni e Maria Bampi Perottoni, celebrando suas bodas de ouro. Arthur é um dos nomes ovacionados por Maiara a cada entrevista que concede. Isto porque ele se instalou em Forqueta na década de 1920 e fundou a primeira cooperativa da América Latina, feito que a orgulha tanto que usou a letra dele para transcrever uma mensagem na anágua do vestido.

— Eu estou usando o anel de noivado da minha avó, e na anágua está escrito, exatamente com a letra do meu avô, a participação dele na construção da Festa da Uva e na Cooperativa Forqueta, e também a importância da esposa na vida dele, comemorando os 50 anos de casado — explica.

CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 19/05/2018. Escolha da rainha e princesas da 32ª Festa da Uva 2019 realizada nos pavilhões da Festa da Uva. Detalhe do vestido da rainha Maiara Perottoni. (Porthus Junior/Agência RBS)
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Além de Forqueta, Maiara é também representante de Lorigraf e Supermercados Andreazza. As cerca de 5,5 mil pessoas que estavam nos Pavilhões da Festa da Uva reconheceram Maiara como soberana às 00h29min, na voz do ator global Thiago Lacerda. Recebeu a coroa das mãos da rainha da edição de 2016, Rafaelle Galiotto Furlan. Após, foi abraçada pelas 14 embaixatrizes e em seguida pelas duas princesas, Milena Caregnato e Viviane Piamolini Gaelzer. 

— Foi um choque e demorou um pouquinho para assimilar que era meu nome que foi dito ali. Vai ter amizade e união entre nós três, porque nos inspiramos no atual trio, de 2016, que era muito  unido — disse Milena, emocionada em enxergar a avó de 95 anos, Esterlina Caregnato, acompanhando os desfiles na noite fria dos Pavilhões.

— Fiquei muito surpresa em ouvir meu nome porque éramos em muitas meninas preparadas, e agora assumimos uma responsabilidade com Caxias, com a festa. Responsabilidade em dar continuidade ao trabalho que estava sendo feito. Nosso papel de princesas é agregar e alavancar o trabalho da rainha — adianta Viviane.

Era mais de 1h da madrugada do domingo, que marcava 8ºC, quando Maiara conseguiu alguns segundos para acenar e gesticular agradecimentos à família. A ansiedade de ir ao encontro de Forqueta - que preparava até carreata próximo das 2h - era grande:

— Minha comunidade é 10. Nós, de Forqueta, estávamos precisando deste momento.

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros