Ministério Público pede que Secretaria do Meio Ambiente verifique denúncias de podas da RGE  - Geral - Pioneiro
 

Caxias do Sul 09/05/2018 | 16h00Atualizada em 09/05/2018 | 16h00

Ministério Público pede que Secretaria do Meio Ambiente verifique denúncias de podas da RGE 

Investigação começou ainda no ano passado após ambientalistas questionarem cortes

Ministério Público pede que Secretaria do Meio Ambiente verifique denúncias de podas da RGE  Diogo Sallaberry / Agência RBS/Agência RBS
Denúncia de podas irregulares foi feita no ano passado pelo Conselho das Árvores Foto: Diogo Sallaberry / Agência RBS / Agência RBS

 A denúncia sobre o corte de galhos feito por equipes da Rio Grande Energia (RGE), levada ao Ministério Público de Caxias do Sul no ano passado, teve avanço em abril. O órgão oficiou a Secretaria do Meio Ambiente para que verifique os locais onde teriam sido feitas podas irregulares, segundo indicado pelo Conselho das Árvores. Conforme a promotora Janaína de Carli dos Santos, o objetivo é confirmar se as podas foram feitas corretamente ou de forma drástica.

— Se for constatado o problema, pode haver uma recomendação para mudar o procedimento — adianta a promotora.

A secretária do Meio Ambiente (Semma), Patrícia Rasia, disse que recebeu o pedido do MP e que também já entrou em contato com a RGE pedindo relatórios, que possam apontar o estado da planta antes e depois da poda.

Em nota, a RGE informa que, quando as equipes visualizam uma situação de vegetação que esteja oferecendo potenciais riscos à rede elétrica, atua para afastar esse risco, com a execução da retirada de galhos próximos à rede, mas que esta poda respeita os limites de segurança fixados nas normas brasileiras de referência do setor.

A companhia acrescentou que os eletricistas da distribuidora são treinados e capacitados para executar este tipo de poda e salientou ainda que o município é o responsável, de forma geral, pela gestão da arborização urbana, incluindo a execução de podas preventivas e de condução das árvores.  A RGE mantém uma parceria com a prefeitura para a execução e o recolhimento dos resíduos. Pelo acordo, a RGE faz as podas que lhe cabem e aponta para prefeitura os locais para que a Semma providencie a limpeza e o descarte correto dos resíduos.

 Leia também:
Homem tem carro roubado após parar para urinar na Rota do Sol, em São Francisco de Paula
RS tem 7,3 mil pedidos de seguro-desemprego bloqueados: maioria é de Caxias
Transporte coletivo: "estamos fazendo o papel da prefeitura", diz presidente de associação de passageiros de Caxias 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros