Encontro das Tradições Italianas começa nesta sexta-feira, em Farroupilha - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

18º Entrai11/05/2018 | 09h00Atualizada em 11/05/2018 | 09h00

Encontro das Tradições Italianas começa nesta sexta-feira, em Farroupilha

A festa estende-se até o dia 20, às sextas, aos sábados e aos domingos

Encontro das Tradições Italianas começa nesta sexta-feira, em Farroupilha acervo/Prefeitura de Farroupilha
Foto: acervo / Prefeitura de Farroupilha

Berço da imigração italiana no Estado, a comunidade de Nova Milano, em Farroupilha, volta às origens europeias a partir desta sexta-feira, com a 18ª edição do Encontro das Tradições Italianas (Entrai). A festa segue até o dia 20, aos finais de semana, com atrações que mesclam o passado e o presente, como jogos coloniais, apresentações culturais, comidas típicas e encontros de veículos antigos. 

A abertura oficial será às 18h, na estrutura montada junto à Praça de Nova Milano. Meia hora depois, está marcada uma apresentação artística com a Escola Santa Cruz e às 19h quem sobe ao palco é o Grupo Folclórico Italiano Musicale Giramondo. A entrada é gratuita em todas as atividades do evento.

— Nós vamos voltar à raiz da tradição italiana, principalmente nas apresentações artísticas, com teatros e shows. É um resgate dos primeiros Entrais — explica o secretário de Turismo e Cultura de Farroupilha, Francis Casali.

Durante os seis dias de festa, os visitantes poderão saborear pratos como massas, grostolis, polenta, biscoitos, cuca, pizzas, além de provar dos espumantes, vinhos e sucos de uva produzidos na Serra. Grupos de música e de teatro animam o público aos sábados e domingos a partir das 14h. No dia 20, são esperados mais de 500 veículos no 3º Encontro de Clássicos e Antigos. As inscrições para a exposição custam R$ 30, além de um quilo de alimento não perecível. O público tem acesso gratuito à exposição. 

Predominantemente comunitária, a festa envolve não só os moradores de Nova Milano, mas também de outras regiões de Farroupilha, que vendem artesanatos, comidas típicas e integram os grupos que se apresentam no palco do evento. 

— Ao longo dos anos foram se integrando outros agentes a essa festa, como o próprio encontro de carros antigos, que já virou tradição. Esse ano vai ser ainda mais especial, porque no último domingo, dia 20, vamos poder comemorar o Dia da Imigração Italiana — completa Casali. 

Natália segue os passos do avô

Um dos objetivos do Encontro das Tradições Italianas é manter vivos os costumes trazidos pelos imigrantes vindos da Itália, já que as novas gerações estão cada vez menos expostas a eles. Mas, com um mínimo de interesse, é possível dar longevidade aos jogos dos antepassados, como faz a estudante  Natália Bortolanza, 17 anos. Moradora da comunidade de Linha República, interior de Farroupilha, ela se considera uma exceção entre as meninas de mesma idade e fez questão de aprender o jogo da mora, predominantemente masculino e cantado em dialeto. 

Natália conta que aprendeu o jogo com o avô Primo Bortolanza, 82 anos, porque queria entrar para o grupo folclórico Náni. O desejo foi logo atendido pelo patriarca da família, um dos seus maiores incentivadores.

— Eu fazia tranças de palha com a minha avó, mas não era uma coisa que eu gostava muito, porque sempre fui muito mais de brincadeiras consideradas "de menino". Eu nunca me senti intimidada por ser menina, sempre quis mostrar que a mulher tem poder — diz ela, que estuda no segundo ano da Escola Júlio Mangoni. 

Natália não integra mais o grupo folclórico, mas faz questão de visitar o Entrai e prestigiar as tradições: 

— É importante valorizar, sempre.

Patrocínio

O Entrai é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura e por meio da captação de receita da venda de espaços para expositores e praça de alimentação, além de incentivo municipal e de empresas da cidade.  

PROGRAME-SE

 O quê: 18º Encontro das Tradições Italianas (Entrai).

Onde: Nova Milano, em Farroupilha.

Quando: abertura oficial é nesta sexta, às 18h. Estende-se até o dia 20, às sextas, aos sábados e aos domingos.

Quanto: entrada gratuita.

 Atrações: sábado, o destaque é para a apresentação cultural com o Grupo Folclórico Italiano Ragazzi Dei Monti, às 18h. No domingo, às 8h30min, haverá missa em comemoração ao Dia das Mães na Igreja de Nova Milano. Às 9h, iniciam os jogos coloniais.

Informações: http://farroupilha.rs.gov.br.

Leia também
Estado não divulga valor que pretende repassar para manter os leitos do HG, em Caxias
Memória: inauguração do Super Calcagnotto em 1975
Calor esfria vendas no comércio caxiense

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros