Domingo é dia de abraçar o prédio da Maesa em Caxias - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Cultura19/05/2018 | 14h51

Domingo é dia de abraçar o prédio da Maesa em Caxias

Diversas atividades culturais estão programadas para a partir das 15h

Domingo é dia de abraçar o prédio da Maesa em Caxias Lucas Amorelli/Agencia RBS
Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Produtores e grupos culturais de Caxias do Sul promovem, neste domingo, um abraço simbólico no complexo da antiga Metalúrgica Abramo Eberle S.A. (Maesa), no bairro Exposição. A atividade ocorre a partir das 15h, na Plácido de Castro. A ação pretende mobilizar os caxienses para que apoiem uma ocupação de caráter cultural do prédio, que é  patrimônio histórico de Caxias.

Leia mais:
Discussões sobre projeto Maesa estão paradas há mais de seis meses em Caxias

Segundo os organizadores do evento, "o abraço à Maesa será performático, usando guarda-chuvas coloridos para circular a edificação, numa caminhada multicolorida e, caso for, com proteção da chuva".

Haverá performances de artistas e grupos caxienses na Plácido de Castro, que costumeiramente está fechada aos domingos para o lazer da população. Conforme a organização, as atividades terão participação do Maracatu Baque dos Bugres e do Bloco da Ovelha. Outra atividade será a Investida prática do Projeto Incorporações, de dança contemporânea. A escola Tem Gente Teatrando também entra em cena pela causa. Outras atrações são o rapper Chiquinho Divilas e Espaço Cultural Akácio Camargo, que levará à Plácido de Castro a coreografia Ego, na linguagem do jazz adaptado à rua, dançada pela bailarina Luiza Neitzke. Pra fechar, o grupo Zingado promete uma ciranda pra lá de afetuosa, no clima do Abrace a Maesa.

Em entrevista ao  Pioneiro, Rachel Zílio, uma das organizadoras, disse que a intenção é não só mostrar o interesse da comunidade artística-cultural com o tema, mas também cobrar que as discussões sobre a ocupação do complexo sejam retomadas.

— O prédio foi declarado patrimônio histórico em janeiro de 2015 e desde então houve poucas iniciativas para a ocupação efetiva. Temos que lembrar que se trata de uma estrutura que se deteriora, então, seria interessante que o espaço fosse utilizado o mais rápido possível até para as pessoas começarem a conhecer e se apropriar desse bem — acrescenta.

O abraço está agendado para ocorrer por volta das 17h. Interessados em participar são orientados a levar guarda-chuvas coloridos.

Leia também:
Como fica a relação pais e filhos em tempos de redes sociais
Cerca de 150 fiéis caminharam a Caravaggio, em Farroupilha, na manhã chuvosa deste sábado

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros