Cerca de 20 mil pessoas devem passar pela Festa do Divino, no distrito de Criúva, em Caxias - Geral - Pioneiro
 

Interior11/05/2018 | 16h30Atualizada em 11/05/2018 | 16h30

Cerca de 20 mil pessoas devem passar pela Festa do Divino, no distrito de Criúva, em Caxias

Programação começa nesta sexta e seguirá até o dia 20

Cerca de 20 mil pessoas devem passar pela Festa do Divino, no distrito de Criúva, em Caxias Suelen Mapelli/Agência RBS
Celebrações religiosas ocorrem na Igreja Matriz Foto: Suelen Mapelli / Agência RBS

A partir desta sexta-feira, a comunidade de Criúva, distrito de Caxias do Sul, comemora a tradicional Festa do Divino Espírito Santo. A organização espera que até o dia 20 de maio, quando encerra o evento, cerca de 20 mil pessoas passem pelo distrito.

Herança da cultura portuguesa, a festa passou por um período de pouca mobilização no distrito. A partir da década de 70, o evento voltou a ter maior engajamento. A cada ano, alguns meses antes da programação, festeiros e músicos visitam casas, empresas, prefeituras e Câmaras de Vereadores com a Bandeira do Divino para divulgar a festa.

Conforme o presidente da equipe administrativa da paróquia do distrito, Valdemir Biasuz, a equipe começou a divulgação deste ano ainda em janeiro. Além das celebrações religiosas, jantares e bailes, ele destaca a rifa do queijo. A peça pesa 150 quilos e foi feita pela comunidade. Os números começaram a ser vendidos ainda no início do ano e os sorteio será no início do mês. Durante a festa, o queijo fica exposto na entrada do salão paroquial.

Queijo - Criúva
Queijo de 150 quilos será rifadoFoto: Valdemir Biasuz / Divulgação

Nesta sexta-feira (11), a programação é oficialmente aberta às 18h30min com o levantamento do mastro e o hasteamento da Bandeira do Divino em frente à Igreja Matriz. Às 19h30min, ocorre a novena e, depois, o jantar seguido de baile.

Ao longo da semana, a programação religiosa começa às 19h30min. Logo em seguida, tem festa no salão. Todos os jantares custam R$ 30. Alguns bailes têm cobrança de ingresso separada. Apenas no dia 20 haverá programação diurna. 

Informações sobre ingressos podem ser obtidas junto à subprefeitura de Criúva pelo telefone (54) 3267.8010.

Vila Seca

Outro distrito caxiense que organiza a Festa do Divino é Vila Seca. A programação principal encerrou no último domingo, mas no final de semana que vem, no sábado (19), tem programação para crianças e, no dia 27, missa, entrega dos prêmios da rifa e almoço.

 Leia também
Após furto de fiação elétrica, escola estadual retoma aulas em Caxias
Concurso público: prefeitura divulga horário e locais das provas em Caxias
Encontro das Tradições Italianas começa nesta sexta-feira, em Farroupilha 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros