Artigo: Caxias precisa voltar a crescer, por Alberto Meneguzzi - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Opinião16/05/2018 | 08h36Atualizada em 16/05/2018 | 08h36

Artigo: Caxias precisa voltar a crescer, por Alberto Meneguzzi

Profissional é presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul

Artigo: Caxias precisa voltar a crescer, por Alberto Meneguzzi  reprodução/
Foto: reprodução

A cidade de Caxias do Sul finalmente manifestou interesse em aderir à Rota das Cervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul. A posição foi confirmada mediante assinatura de documento na semana passada. O encontro foi articulado pela Câmara Municipal, através do meu gabinete. Foram três encontros com a intenção de favorecer o mercado cervejeiro artesanal, neste ano de 2018. 

No final de janeiro, a Câmara encampou a luta e se reuniu com lideranças do setor e produtores da bebida, representantes sindicais e do poder público estadual. Em 19 de fevereiro, novamente o Legislativo liderou comitiva num encontro com o prefeito Daniel Guerra tendo em vista que a manifestação oficial de intenção para aderir ao projeto deveria partir do Executivo.

Neste último encontro, na semana passada, demos um passo importante numa reunião que reuniu o proponente inicial da matéria, o deputado estadual Elton Weber (PSB), a representante do Executivo, a secretária de Turismo, Renata Carraro, e o presidente da Associação dos Produtores de Cerveja da Serra Gaúcha (Aprocerva/Serra), Maurício Ferreira, além do presidente da CIC, Ivanir Gasparin. O prefeito Guerra enviou documento assinado, endereçado ao governador do Estado, José Ivo Sartori (PMDB), onde solicita a inclusão de Caxias do Sul no roteiro. O documento também recebeu a  minha assinatura e do presidente da CIC.

A cidade precisa voltar a crescer e criar alternativas de desenvolvimento. O setor cervejeiro é uma possibilidade que precisamos apoiar. Caxias do Sul conta, atualmente, com 14 cervejarias artesanais e um mercado em plena expansão. Além disso, são mais de 100 produtores caseiros de cerveja, os conhecidos “paneleiros”. São 22 cidades gaúchas que  integram o roteiro. Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil conta com 679 cervejarias e cinco anos atrás, eram menos de 200.

A manifestação de interesse de Caxias do Sul é um passo muito importante para o desenvolvimento do setor, mas também do turismo e da economia local,  além da geração de emprego e renda. É bem melhor quando damos passos para frente, com diálogo e interesse público. O Legislativo está sempre aberto a criar alternativas cada vez melhores para uma cidade melhor.

 Leia também:
3º GAAAe de Caxias do Sul faz homenagens no Dia do Exército
BM prende homem com R$ 1,4 mil em cédulas falsas em Caxias do Sul  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros