Aplicativo permitirá que pais acompanhem trajeto da van escolar dos filhos em Caxias - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Monitoramento01/05/2018 | 10h00Atualizada em 01/05/2018 | 10h14

Aplicativo permitirá que pais acompanhem trajeto da van escolar dos filhos em Caxias

Novidade será lançada em duas semanas

Aplicativo permitirá que pais acompanhem trajeto da van escolar dos filhos em Caxias Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Kdeia é que as famílias usem a plataforma para ver qual o caminho que o motorista está fazendo e se a criança foi deixada na porta da escola Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

O lançamento do aplicativo EuNaVan, previsto para entrar em funcionamento em 15 dias em Caxias do Sul, irá permitir que os pais acompanhem em tempo real onde o trajeto da van escolar dos filhos. O app tem duas versões: uma destinada aos motoristas para gerenciar a rota dos passageiros, que é gratuita, e outra para os pais, que deve ter uma taxa em torno de R$ 20. A ideia é que as famílias usem a plataforma para ver qual o caminho que o motorista está fazendo e se a criança foi deixada na porta da escola. Por outro lado, os condutores poderão ver qual o melhor trajeto a seguir para chegar mais rápido ao destino final.

Ainda em fase de testes, o aplicativo está em desenvolvimento há 10 meses por duas empresas caxienses contratadas pelo idealizador do projeto, o empresário Everton Correia, 34 anos. Ele conta que a ideia surgiu porque o pai dele, que trabalha com transporte escolar, tinha dificuldades com as rotas dos passageiros. Pouco tempo depois, Correia descobriu que há aplicativos similares em outras cidades e tentou fechar uma parceria com uma empresa que desenvolveu um app parecido no Rio de Janeiro. Como não obteve retorno positivo, ele levou adiante a iniciativa de lançar um aplicativo em Caxias. 

De acordo com o empresário, a maior dificuldade para desenvolver o app foi trabalhar com mapas virtuais devido às frequentes atualizações ou ruas que estão em obras ou mudaram o sentido em que os motoristas podem trafegar e não aparecem atualizadas na internet. Com essa etapa concluída, a versão do EuNaVan disponível para os motoristas já está em funcionamento e sendo usada por um dos condutores da empresa do pai de Correia.  A primeira etapa é apenas para gerenciar as rotas e testar a funcionalidade do aplicativo. A segunda fase é o lançamento da versão para os pais. Durante os testes, eles vão poder acompanhar o trajeto das crianças e adolescentes de casa à escola, e então optar pela contratação do serviço. 

"O aplicativo deixará os pais mais seguros"

Everton Correia conta que há alguns meses realizaram uma pesquisa com os pais para saber se aprovavam o uso do aplicativo e a ideia foi bem aceita porque deixa os pais mais tranquilos: 

— No primeiro momento a ideia era para gerenciar a roteirização para que o transporte seja mais rápido, eficiente e evite os atrasos que deixam os pais apreensivos tanto à espera do retorno dos filhos, como quando não sabem se já saíram de casa para ir para a escola — explica Correia.

Segundo ele, com os roteiros prontos, os motoristas das vans podem ser trocados, mas o transporte continuará ágil e organizado

— Aí entra a segunda fase, que é os pais acompanharem a trajetória dos filhos.  Para isso, o motorista precisa clicar em ok no app quando o aluno embarcar e o aplicativo irá enviar uma mensagem para os pais. Por exemplo, Nicolas (nome fictício) embarcou na van, o pai do aluno seguinte recebe a mensagem de que a van está chegando para buscar a criança — exemplifica Correia.

COMO FUNCIONARÁ

:: Os pais ou responsáveis pela criança vão receber usuário e senha para ter acesso a uma das partes do aplicativo EuNaVan, que é gratuita: todos os dias, o app encaminha uma pergunta: seu filho vai para a escola hoje? 

:: Se o pai ou responsável clicar em sim ou simplesmente não responder à pergunta, o motorista passará na casa da criança. Se a resposta for não, a residência sai do roteiro do motorista naquele dia. 

:: Para receber as informações sobre o trajeto da van, na ida ou na volta da escola, se o filho embarcou no veículo ou se já desceu em frente ao colégio, a empresa dona do app cobrará uma taxa em torno de R$ 20.

:: Para que o sistema funcione, os motoristas precisam mapear o trajeto por onde passam regularmente. Desta forma, o software consegue informar aos pais onde está van em tempo real. 

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 27/04/2018. Éverton Correia, 34 anos, idealizou o aplicativo eunavan, que usa o sistema de GPS e comunicação entre pais e motoristas de transporte escolar para informações do trajeto. Na foto, o motorista Douglas Tieppo, 32, testa o aplicativo. (Diogo Sallaberry/Agência RBS)
Aplicativo também será usado pelos motoristas Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Vantagens, segundo o idealizado do projeto

:: Reduz a perda de tempo na espera pela van.

 :: Exibe a localização do veículo em tempo real para os pais.

 :: Os pais acompanham pelo aplicativo a chegada da van até a residência e depois o trajeto até a escola e o retorno. 

Aplicativo similar

O Transkids App foi o primeiro aplicativo no país criado para conectar pais de alunos e motoristas de vans escolares. Criado em março de 2015 em São Paulo, o aplicativo usa a tecnologia disponível nos celulares para garantir a segurança de alunos.

Leia também
No Dia do Trabalho, conheça a agricultora Patricia Sartori Pagliosa
Governador designa grupo para negociar aliança com partidos para as eleições
Conheça Martina Bozza, candidata a rainha da Festa da Uva

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros