Mais de 10 mil pessoas de baixa renda desconhecem direito a gratuidades e descontos em Caxias - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

ID Jovem12/04/2018 | 09h00Atualizada em 12/04/2018 | 09h00

Mais de 10 mil pessoas de baixa renda desconhecem direito a gratuidades e descontos em Caxias

Coordenaria Municipal da Juventude capacita, desde o ano passado, funcionários de entidades que têm maior acesso a potenciais beneficiários

Mais de 10 mil pessoas de baixa renda desconhecem direito a gratuidades e descontos em Caxias Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Pessoas de baixa renda com idades entre 15 e 29 anos, que estejam vinculadas a programas sociais do governo federal, têm direito à ID Jovem, benefício que permite a obtenção de descontos para aquisição de ingressos e passagens interestaduais em todo o país. A baixa divulgação da medida —implementada oficialmente em dezembro de 2016 —, no entanto, faz com que milhões de possíveis beneficiários desconheçam o privilégio. Em Caxias do Sul, estima-se que em torno de 11 mil pessoas se enquadrem nos critérios do programa. Dessas, menos de 1% hoje possuiria o ID Jovem na cidade.

Para ampliar a divulgação acerca de como obter o benefício, a Coordenaria Municipal da Juventude capacita, desde o ano passado, funcionários de entidades que têm maior acesso a esse público e promotores de eventos esportivos e culturais.

— Atendentes, servidores e estagiários que trabalham em teatros, cinemas e atividades esportivas com cobrança de ingresso estão sendo orientados de como proceder quando o jovem buscar o direito à meia entrada. Tanto o beneficiário quanto quem trabalhar no fornecimento desses serviços precisam ter um aplicativo para comprovar a validade do benefício — comenta o titular da Coordenadoria da Juventude de Caxias, Lucas Guarnieri.

Pessoas que trabalham nos 11 Centros de Inclusão e Alfabetização Digital (Ciad's), que oferece acesso a computadores de forma gratuita também foram orientadas sobre o procedimento, caso possíveis beneficiários peçam auxílio. A intenção é de que eles possam auxiliar jovens que não têm acesso à internet ou computador a se cadastrarem.

As vantagens da ID Jovem são semelhantes as do cartão de estudante. Porém, além do direito a pagamento de metade do preço (50%) de ingressos para eventos artístico-culturais e esportivos, há alguns diferenciais garantidos pelo programa: emissão gratuita da Carteira de Identificação Estudantil aos jovens de baixa renda que são estudantes e a possibilidade de reserva de duas vagas gratuitas em ônibus convencionais (intermunicipais) e no transporte interestadual. Há também dois assentos com desconto de 50% do valor da passagem disponíveis em caso de a cota de gratuidade já ter se esgotado.

Caso o direito seja negado nos estabelecimentos, beneficiários podem acionar o Procon.

ESTIMATIVA DE POSSÍVEIS BENEFICIÁRIOS

:: CAXIAS DO SUL - 11.203
:: FARROUPILHA - 2.223
:: SÃO MARCOS  - 426
:: BENTO GONÇALVES - 2.770
:: FLORES DA CUNHA - 659
:: GARIBALDI - 306
:: NOVA PETRÓPOLIS - 265
:: NOVA PRATA - 724
:: BOM JESUS - 1.058
:: VACARIA - 2.674

COMO PROCEDER

1 - Acesse o site www.caixa.gov.br
2 - Preencha cadastro com nome, data de nascimento e nome completo da mãe
3 - Informe o Número de Identificação Social (NIS), que vincula o beneficiário aos programas sociais nos quais eles está inscrito.

COMO USAR

:: É uma carteirinha virtual. É preciso estar com aplicativo baixado no dispositivo móvel para apresentar no momento da compra de ingressos ou passagens, que comprova por meio de QR Code.

:: Necessário apresentar documento de identificação

:: Caso o jovem não possua ou esteja com o celular, a orientação é para que leve numa folha impressa (versão disponível no site da caixa.

DIREITOS

::   Reserva de duas vagas gratuitas em cada ônibus, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros 

::   Direito a duas vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens _ em caso de esgotamento das vagas gratuitas

::   Emissão gratuita da Carteira de Identificação Estudantil aos jovens de baixa renda que são estudantes

QUEM POSSUI O DIREITO

::  Pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único

::  Estar com o cadastro atualizado há pelo menos 24 meses

Dúvidas podem ser esclarecidas via WhatsApp no (54) 9 9926.2955 (das 10h às 16h)

Leia também:
Pedidos de seguro-desemprego reduzem pela metade na Serra
8º foco de mosquito da dengue é encontrado em Caxias 
Preço médio da gasolina em Caxias do Sul é o mais alto desde outubro de 2016

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros