Grupo articula construção de novo presídio em Vacaria - Geral - Pioneiro
 

Sistema prisional04/04/2018 | 20h16Atualizada em 04/04/2018 | 20h16

Grupo articula construção de novo presídio em Vacaria

Prédio atual fica no centro da cidade e está superlotado

Autoridades de Vacaria tentam articular com o governo do Estado a construção de um novo presídio na cidade. O atual fica no centro e está superlotado. Construído para abrigar 96 presos, o prédio abriga 328 detentos. Além disso, a ala para quem está no regime aberto e semi aberto incendiou em 2014 e não foi recuperada. Assim, esses presos têm de usar tornozeleira eletrônica. 

Nesta semana, uma comitiva de Vacaria se reuniu com o Secretário de Segurança Pública, Cezar Shirmer, e com o superintendente da Superitendência de Serviços Penitenciários (Susepe), Ângelo Carneiro, para apresentar a sugestão de um novo presídio. Conforme o presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Vacaria, Teodoro Stedile Ribeiro, existe um projeto para ampliação do prédio atual. Mas o entendimento das autoridades locais é que a melhor opção seria retirar os presos da região central da cidade. 

Segundo o presidente da seccional da OAB, ficou mantida a projeção de fazer uma obra emergencial até maio. São obras necessárias no muro para evitar a fuga de presidiários, além de intervenções na guarita e em uma passarela. 

A Secretaria de Segurança Pública do Estado disse, por meio de nota, que as tratativas ainda são iniciais, mas que existe o compromisso de acelerar as medidas a serem tomadas nos próximos meses. Segundo a SSP, a Força-Tarefa de Engenharia Prisional vai apresentar um estudo para apontar se a solução  mais adequada é o novo presídio ou a reforma. 

Ainda não há recursos reservados para o novo presídio e nem definição da nova localização. De acordo com a SSP, o levantamento sobre possíveis áreas  ficou a cargo do município. Uma alternativa levantada pelo grupo mobilizado em Vacaria é uma área da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro).

Leia também:
Após denúncias, Polícia Civil apreende 785 pedras de crack em Caxias do Sul
Jovem é indiciado por série de furtos em carros dentro de shopping de Caxias do Sul
Entenda a transferência do autor confesso da morte de Naiara para o Instituto Psiquiátrico 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros