Nova rota pretende interligar os santuários de Caravaggio em Canela e Farroupilha - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Novidade07/03/2018 | 09h51Atualizada em 07/03/2018 | 10h18

Nova rota pretende interligar os santuários de Caravaggio em Canela e Farroupilha

Iniciativa visa unir as regiões da Uva e do Vinho e das Hortênsias em torno do turismo religioso

Nova rota pretende interligar os santuários de Caravaggio em Canela e Farroupilha Adroir Fotógrafo/Prefeitura de Farroupilha/Divulgação
Na última quinta, equipe percorreu a pé os 31 quilômetros entre São Roque e o distrito de Vila Cristina Foto: Adroir Fotógrafo/Prefeitura de Farroupilha / Divulgação
Pioneiro

O projeto da rota cicloturística Caminhos de Caravaggio, iniciativa que visa unir as regiões da Uva e do Vinho e das Hortênsias em torno do turismo religioso, está mais perto de sair do papel. A iniciativa pretende interligar os santuários em homenagem a Nossa Senhora de Caravaggio em Canela e Farroupilha, num percurso de aproximadamente de 190  quilômetros – e seis dias –, passando pelas cidades de Gramado, Nova Petrópolis e Caxias do Sul.

Na terça-feira pela manhã, uma equipe da Secretaria de Turismo e Cultura de Farroupilha participou de uma reunião técnica para planejar a terceira caminhada técnica a pé pelo roteiro. 

O objetivo dessas visitas é planejar a sinalização, mapear os pontos de apoio (como alimentação e pernoite, por exemplo) e a estrutura adequada para que os visitantes possam fazer a caminhada com segurança e comodidade. 

Em janeiro, na primeira etapa, a equipe percorreu 25 quilômetros entre o Santuário de Caravaggio e a comunidade de São Roque, em Farroupilha. Na última quinta-feira, a segunda fase seguiu por 31 quilômetros entre São Roque e o distrito de Vila Cristina, em Caxias. A terceira inspeção, ainda sem data definida, seguirá por 32 quilômetros entre Vila Cristina e o distrito de Santa Lúcia do Piaí. 

De acordo com o secretário de Turismo e Cultura de Farroupilha, Francis Casali, outras três caminhadas estão previstas antes de o projeto ser finalizado. Elas compreenderão os trechos de Santa Lúcia até o interior de Gramado, passando pela Ponte do Raposo,  a área urbana de Gramado e de lá até o Santuário de Caravaggio, em Canela. 

A previsão é que o roteiro esteja disponível para os turista já para o próximo dia 26 de maio, quando se comemora a festa em homenagem à santa. 

Templos e belas paisagens

De acordo com  Casali, a ideia é que os municípios sejam interligados por um único caminho:

– Queremos ligar os santuários de Canela e Farroupilha, criando uma rota peregrina nos moldes de Santiago de Compostela, que vai ligar as cinco cidades – explica.

Outro objetivo da iniciativa é aproximar a comunidade não apenas da religiosidade que cerca as trilhas nos períodos de romaria, mas também dos atrativos que o interior dessas cidades tem a oferecer. Quem fizer o roteiro terá a oportunidade de passar por diversas igrejas do interior já mapeadas pela secretaria e entrar em contato com as belas paisagens que cercam esses lugares. 

Ainda segundo Casali, serão oferecidas duas opções de sentido: um que passa pelo interior de Caxias do Sul e outro que vai pelo interior de Nova Petrópolis, cada um de um lado diferente do Rio Caí.

Leia também
"Estavam dispostos a matar rivais", disse subcomandante da BM sobre grupo que sitiou comunidade em Caxias
"Eles ofereciam drogas com preços tabelados", conta morador de comunidade invadida por criminosos em Caxias
Bairro da área central de Caxias é sitiado por criminosos armados com fuzil

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros