No Dia da Mulher, Pioneiro presenteia leitores com edição especial - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Homenagem08/03/2018 | 07h04Atualizada em 08/03/2018 | 07h04

No Dia da Mulher, Pioneiro presenteia leitores com edição especial

No jornal deste dia 8 de março, são elas que analisam os fatos do dia

No Dia da Mulher, Pioneiro presenteia leitores com edição especial Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Gostou da edição especial desta quinta-feira do Pioneiro? Confira mais detalhes da produção com este texto da editora-chefe do Pioneiro, Andreia Fontana:

Até quando?

Filha de um metalúrgico e de uma professora, sou a primeira mulher editora-chefe, a comandante da Redação, em 70 anos de história do jornal Pioneiro. Hoje, tenho 24 colegas homens. Quase em equilíbrio com o quinhão feminino: somos em 22. Duas dessas colegas, as premiadas repórteres Juliana Bevilaqua e Raquel Fronza, brindam nossos leitores e leitoras hoje com uma ideia simples, mas extremamente desafiadora: fazer uma edição inteira com vozes femininas. Não uma edição em que só elas seriam personagens. Ou uma publicação assinada apenas por mulheres. Mas, sim, que em todas as páginas elas analisassem os fatos.

Não conseguimos êxito em todas as pautas. É quase impossível encontrar mulheres em certos setores. Uma prova de que esse tipo de ação e a reflexão que quer provocar são tão necessários. E de que precisamos seguir nos esforçando para dar voz a elas em nossas páginas. E vamos. 

A edição de hoje não é só de dentro (da Redação) para fora. Também a partir da proposta da Juliana e da Raquel, criamos um grupo interno que já atua  para garantir um ambiente saudável e igualitário no nosso trabalho. E os nossos colegas homens nos apoiaram.
Felizmente, movimentos no mundo todo mostram que a sociedade não tolera mais agressão e opressão contra a mulher. Estamos juntas e juntos nessa luta até o dia em que ela não seja mais necessária. 

Por hora, nosso agradecimento às consultoras desse projeto: Raquel Duarte, da Marcha Mundial das Mulheres (núcleo de Caxias); Claire Barcarol, presidente da Comissão Mulher Advogada da OAB; e Natalia Borges Polesso, escritora e professora. 

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros