Fique atento: falta uma semana para o desligamento do sinal analógico - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Prazo está se esgotando07/03/2018 | 09h00Atualizada em 07/03/2018 | 09h00

Fique atento: falta uma semana para o desligamento do sinal analógico

86% dos caxienses, que têm direito aos equipamentos gratuitos, já retiraram os kits com antena e conversor

Fique atento: falta uma semana para o desligamento do sinal analógico Reprodução/Agência RBS
Foto: Reprodução / Agência RBS
Pioneiro
Pioneiro

O processo de desligamento do sinal analógico de televisão será finalizado Caxias do Sul e outros 106 municípios gaúchos à 0h do dia 15 de março. Ou seja, dentro de uma semana. Após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital, captado por meio de antena UHF e conversor (se o televisor não tiver o aparelho integrado). 

O desligamento começou no dia 31 de janeiro, com a autorização do grupo de implantação da TV Digital, que atua desde agosto de 2017 no Rio Grande do Sul para garantir que os telespectadores não fiquem sem sinal.

Para orientar o público, a Seja Digital, instituição responsável pela migração do sinal, segue promovendo orientações na cidade. Hoje, a tenda da TV digital será montada na Praça Dante Alighieri, das 11h às 17h, e na próxima semana, equipes da Seja Digital realizarão blitz pelo Centro, das 7h às 13h.

Todas as pessoas cadastradas em programas sociais do governo federal, como, por exemplo, o Bolsa Família, têm direito a receber gratuitamente um kit composto por antena, cabos e conversor. Dos cerca de 24 mil kits disponíveis para Caxias do Sul, 21 mil já foram entregues, o que equivale a 86% da meta.

Em visita a Caxias do Sul, a gerente regional do Seja Digital, Márcia Cavalcante, ressaltou que assim que o sinal for desligado, aparecerá um chuvisco na tela e uma mensagem orientando o telespectador a ligar para o telefone 147. Por isso, ela frisa que não basta retirar o kit, é preciso realizar a instalação do equipamento:

— Os kits gratuitos ou comprados  têm de ser instalados o quanto antes, até mesmo para que eventuais problemas que possam surgir sejam resolvidos. É preciso levar em conta a topografia da Serra, em alguns casos basta apenas apontar a antena digital para o local certo ou realizar uma nova busca por canais. Por isso, é importante instalar com antecedência o conversor. O sinal digital está no ar, e essa é uma oportunidade para todos assistirem seus programas favoritos em uma TV com qualidade de cinema.

Para saber se tem direito aos kits para a TV digital, bastar acessar sejadigital.com.br/kit ou ligar para o telefone 147 e agendar a retirada do equipamento. A instalação do equipamento deve ser providenciada pelo telespectador. 

Saiba mais

Tire suas dúvidas sobre a mudança no link glo.bo/2I9MPb6

Leia também
Diretor de projetos da Globo falou sobre mudança para o sinal digital nesta segunda, em Caxias
Saiba como captar o sinal digital em Caxias do Sul 

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros