Envolvimento de moradores do interior marca Filó das Embaixatrizes da Festa da Uva  - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Festa das Colheitas24/03/2018 | 23h23Atualizada em 25/03/2018 | 00h06

Envolvimento de moradores do interior marca Filó das Embaixatrizes da Festa da Uva 

Comunidade da Terceira Légua recebeu mais de 700 convidados

Envolvimento de moradores do interior marca Filó das Embaixatrizes da Festa da Uva  Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Foi neste sábado que as 17 candidatas que sonham em ser rainha da Festa da Uva se tornaram, oficialmente, embaixatrizes do concurso. Isto significa que as gurias assumiram o compromisso de divulgar e representar a festa até a realização da 32ª edição, marcada para acontecer entre 22 de fevereiro a 10 de março de 2019. A comemoração foi em grande estilo: o Filó das Embaixatrizes, festa tradicional durante o pré-concurso, animou a chuvosa noite do sábado na comunidade da Terceira Légua. Quase 100 pessoas, moradores da comunidade, trabalharam para preparar uma sequência de pratos típicos servidos nas mesas, para mais de 700 pessoas. 

ENQUETE: Festa da Uva: quem deve ser a rainha de 2019?

FOTOS: Veja como foi o Filó das Embaixatrizes

— É a primeira vez que este cardápio é feito para tanta gente. Essa semana, trabalhamos até 22h, 23h todas as noites no salão. A turma trabalhou pra valer — confidencia o motorista Roque Nava, presidente do salão comunitário.

Leia mais:
Candidatas a rainha e princesas da Festa da Uva se tornarão embaixatrizes em filó neste sábado

No cardápio, polenta com molho, galeto, fortaia, cuca, pão, risoto e outras delícias fizeram sucesso entre os convidados. É a primeira vez que o evento acontece na Terceira Légua, já que os filós aconteciam, em geral, nos Pavilhões da Festa da Uva. A ideia da iniciativa da comissão comunitária era integrar ainda mais as localidades de Caxias durante a Festa das Colheitas, evento criado principalmente para valorizar o papel do colono na produção de frutas e verduras por aqui. E parece que deu certo: o clima entre os homens e mulheres que trabalhavam na cozinha era de união e muita satisfação em receber pessoas de diferentes lugares, apresentando a Terceira Légua como ponto de visitação onde há muita comida gostosa, além de belíssimas paisagens.

 CAXIA DO SUL, RS, BRASIL, 24/03/2018 - Candidatas a rainha e princesas da Festa da Uva participaram de um Filó, na comunidade de Terceira Légua. (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

— A gente gostaria que o pessoal da Festa da Uva viesse sempre aqui nos visitar —convida o agricultor Casemiro Matté, 77 anos.

Seu Matté atua também como churrasqueiro e trabalha há mais de 40 anos na comunidade da Terceira Légua. Pela primeira vez, serviu um grupo tão grande de rainhas e princesas da Festa da Uva. Isso porque a comissão da Festa convidou soberanas de edições anteriores para que, com suas faixas bordadas, subissem ao palco e pudessem ser homenageadas. De Zilá Turra, soberana de 1958, até Giovana Crosa, rainha de 2014, as mulheres se enfileiraram e arrancaram aplausos da plateia. 

Em seguida, era a hora das embaixatrizes da edição de 2016 subirem ao palco para colocarem as faixas nas 17 gurias que miram a coroa de rainha de 2019. As candidatas vestiam trajes de vindimadoras, criado por Vera Zattera, e dançaram ao som das bandas Zo Scarpon e Girotondo. A animação ficou evidente entre os convidados, que logo conferiam a entrega das faixas às novas soberanas. Elas já visitaram as comunidades do interior durante o pré-concurso, e tiveram a oficialização desta nova etapa diante de centenas de pessoas, incluindo os colonos, protagonistas da Festa da Uva.

 CAXIA DO SUL, RS, BRASIL, 24/03/2018 - Candidatas a rainha e princesas da Festa da Uva participaram de um Filó, na comunidade de Terceira Légua. (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

— Os distritos sempre se doaram muito para a Festa, e é hora de dar este retorno aos moradores dali — resumiram as candidatas.

A escolha da rainha ocorre em 19 de maio, nos Pavilhões.

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros