Catedral Diocesana de Caxias vai receber nova pintura externa - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Mesma cor02/03/2018 | 15h30Atualizada em 02/03/2018 | 15h30

Catedral Diocesana de Caxias vai receber nova pintura externa

Melhorias começaram pelo campanário e devem ser concluídas em cerca de quatro meses

Catedral Diocesana de Caxias vai receber nova pintura externa André Fiedler/Divulgação
Estrutura foi montada para a nova pintura, que será aplicada não só na torre, mas também na área externa da igreja Foto: André Fiedler / Divulgação

Quem circula pelo centro de Caxias do Sul percebe desde a semana passada a instalação de andaimes em torno do campanário da Catedral Diocesana. A estrutura foi montada para a nova pintura, que será aplicada não só na torre, mas também na área externa da igreja.

De acordo o padre Oscar Chemello, pároco da Catedral, o campanário nunca passou por reparos desde a conclusão, em 2007. Na época também foi realizada a última pintura na igreja. Como a tinta atual já está desgastada, toda a parte externa será recuperada. O trabalho prevê ainda lavagem do prédio e do campanário, além do conserto de pequenas fissuras. Não serão realizados reparos na parte estrutural.

— Queremos que a Catedral continue sendo bela não só para os católicos, mas para Caxias, que merece um templo bem cuidado no centro — destaca o padre.

De acordo com o pároco, um estudo foi realizado para definir qual é a melhor tinta a ser usada. A cor, porém, não será alterada.

Ainda não está definido se o campanário será desativado durante a execução do trabalho, previsto para levar de três a quatro meses. Caso o horário de trabalho dos pintores contratados, ainda em discussão, coincida com os horários das badalas, às 12h e às 18h, os sinos serão desligados por questões de segurança. Se a pintura ocorrer em outros horários a torre seguirá em atividade.

As melhorias serão realizadas com recursos arrecadados pela Catedral junto à comunidade em ações como dízimo, eventos da paróquia e contribuições na missa. O orçamento, porém, ainda não está definido

— Desde o ano passado vínhamos economizando e vislumbrando esta obra. É importante destacar que a Casa Madre Tereza e outros serviços serão mantidos —lembra Chemello.

 Leia também:
Praça no Euzébio Beltrão de Queiróz, em Caxias, será inaugurada neste domingo
Flores da Cunha está em alerta contra a migração de criminosos 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros