Horário de Verão termina neste final de semana - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Mudança15/02/2018 | 10h37Atualizada em 15/02/2018 | 10h51

Horário de Verão termina neste final de semana

A medida reduziu em 0,22% o consumo de luz na área da RGE, que atende a Serra

Horário de Verão termina neste final de semana Roni Rigon/Agencia RBS
Foto: Roni Rigon / Agencia RBS
Pioneiro

A partir da meia-noite deste domingo é preciso atrasar os relógios em uma hora. A 47º edição do horário de verão no Brasil, iniciada em outubro do ano passado, termina no próximo dia 18. 

A mudança é adotada desde 1931 e vale para os moradores das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal. O principal objetivo da medida é a economia de energia, com menor consumo no horário de pico, utilizando a luz natural. Com os dias mais longos, foi possível reduzir o consumo de energia elétrica e diminuir a demanda no horário de pico do consumo, das 18 às 21 horas. 

Segundo informações do Grupo CPFL, a Rio Grande Energia (RGE) registrou no período de 126 dias uma redução de 0,22% no consumo de energia elétrica nas 255 cidades que envolvem a sua área de concessão. A expectativa é que essa economia de consumo alcance 4.570 MWh, economia suficiente para atender a cidade de Caxias do Sul por um dia, e cidades do porte de Passo Fundo e Bento Gonçalves de 3 a 4 dias. No período de pico, há expectativa de uma redução de 3,09% na demanda de energia. 

De acordo com a RGE, ao se deslocar o horário oficial em uma hora, dilui-se por um período maior o momento de entrada em funcionamento de equipamentos que consomem energia. Assim, além da economia, diminuem os riscos de sobrecarga no sistema elétrico em horários de pico. 

Mesmo com o fim do horário de verão, a RGE incentiva que os consumidores pratiquem o consumo inteligente de energia. 

Leia mais
Comunidade protesta com saída de diretora que mudou cenário de escola de Caxias
Garantir a segurança em eventos com milhares de pessoas é desafio em Caxias
O impeachment é bom ou ruim para Caxias do Sul?
Rede de ajuda se forma em torno de recicladores roubados, em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros