Escolas particulares de Caxias voltam às aulas com alteração no trânsito e novidades dentro da sala de aula - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Fique atento!12/02/2018 | 07h17Atualizada em 12/02/2018 | 07h21

Escolas particulares de Caxias voltam às aulas com alteração no trânsito e novidades dentro da sala de aula

Colégios tradicionais apostam em mais interação tecnológica para ano letivo de 2018

Escolas particulares de Caxias voltam às aulas com alteração no trânsito e novidades dentro da sala de aula Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Mais de 11 mil estudantes de escolas particulares de Caxias do Sul iniciam, a partir desta segunda-feira, um ano de estudos com mais interação tecnológica e autonomia dentro da sala de aula. Essa é a aposta dos mais tradicionais colégios da cidade que, ao longo dos últimos anos, já vêm transformando os ambientes de estudos em espaços modernos e diversificando o modelo pedagógico de ensino.

Entre as novidades que se desenham para os 200 dias letivos de 2018 está, principalmente, o avanço na implantação da aprendizagem ativa, responsável por transformar os alunos em protagonistas da educação.

No Colégio São Carlos, onde mais de mil estudantes já trabalham com esse método de ensino desde 2015, dois projetos devem ganhar mais fôlego ao longo de 2018: a programação em jogos digitais e o incentivo ao empreendedorismo. No primeiro programa, os estudantes utilizam ferramentas tecnológicas para aumentar o conhecimento, além de deixar a aula bem dinâmica. Já no segundo, entra em ação o desenvolvimento de habilidades como a criatividade, a autonomia e a responsabilidade.

Leia mais:
Com novo método de aprendizagem, Colégio São Carlos, de Caxias, é finalista em prêmio de educação

Na rede de colégios La Salle Carmo, por exemplo, o currículo deste ano terá a disciplina de educação financeira inserida diretamente no cronograma das aulas. O foco é ensinar os segredos da economia desde cedo para formar cidadãos capazes de planejar o futuro. O conteúdo, antes trabalhado de forma mais discreta, vai ser disponibilizado para alunos dos ensinos Fundamental e Médio.

Atividades extracurriculares também ganham destaque na retomada da rotina escolar. O colégio São José vai disponibilizar aos alunos a prática da pintura e do tênis de mesa com instrutor. A instituição também já utiliza a tecnologia para ampliar o conhecimento dos estudantes e oferecer mais dinamismo às aulas.

De acordo com o Sindicato do Ensino Privado (Sinepe), as escolas têm autonomia para estabelecer o início das aulas dentro do calendário proposto pela Secretaria Estadual de Educação, desde que cumpram a carga horária mínima de 200 dias letivos. Em Caxias, os colégios retornam das férias entre hoje e quarta-feira. O ano letivo também termina em dias distintos, entre 12 e 14 de dezembro, com período estendido para provas de recuperação. 

Mudanças no trânsito

O retorno das férias escolares impacta diretamente no trânsito da área central de Caxias do Sul. Com maior fluxo de veículos, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade estipulou horários de restrição de estacionamento nas ruas Os Dezoito do Forte e Sinimbu, a partir de hoje.

A proibição, que ocorre nos horários de maior pico para facilitar o embarque e desembarque dos estudantes, também cria uma nova pista que pode ser utilizada pelos pais para acessar a área interna da escola.

A alteração evita a formação das tradicionais filas duplas, que atrapalhavam o fluxo do trânsito. A colocação de cones é de responsabilidade das instituições, ação apenas acompanhada pelos fiscais de trânsito.

No trecho da Os Dezoito do Forte, onde ficam os colégios São José e La Salle Carmo, será proibido estacionar no lado esquerdo da via, entre as ruas Marquês do Herval e Dr. Montaury, de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h, das 11h às 14h e das 16h30min às 19h. Já na escola Madre Imilda, na Rua Sinimbu, o estacionamento no lado esquerdo da via será proibido das 16h30min às 18h30min, de segunda a sexta-feira. Nos demais horários, é permitido estacionar 15 minutos com o pisca-alerta ligado.

Redes municipal e estadual

Os 36 mil alunos da rede municipal de ensino de Caxias retomam o período escolar no dia 19 de fevereiro. Para as escolas estaduais, a data estimada de retorno é no dia 22 de fevereiro. Porém, algumas instituições ainda não finalizaram o ano letivo de 2017 em função da greve do magistério, o que pode atrasar o calendário.

Leia também:
Semana deve começar com frio em Caxias do Sul
Cerca de 40 mil pessoas participam do Bloco da Velha, em Caxias
Bloco Raiz atrai multidão à região da antiga Estação Férrea, em Caxias
Ao menos quatro confusões são registradas nos blocos de Carnaval de rua, em Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros